A Biblioteca Central tem como missão dar suporte informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, dispõe de um acervo total de mais de 150 mil volumes, sendo 3 mil de títulos que abordam conteúdo específicos de Matemática.
Os discentes, docentes e técnicos-administrativo dos Cursos de Graduação em Matemática e toda UFPB contam com os seguintes serviços e produtos oferecidos da Biblioteca Central: Acervo físico e virtual de livros, dissertações, teses e periódicos; Empréstimo, devolução e renovação de livros; Disponibilização das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) impressas para consulta física ou pela base de dados da Target GEDWeb; Emissão de Ficha Catalográfica para Trabalhos de Conclusão de Curso, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado da UFPB; Espaço para estudo; Computadores para consulta local; Acesso à internet sem fio, entre outros.
A comunidade acadêmica pode acessar o espaço físico da Biblioteca Central, localizada ao lado do prédio da Reitoria da UFPB, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Para requerer empréstimos domiciliares de livros, é preciso que o usuário realize seu cadastro no Sistema de Bibliotecas da UFPB através Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Outras informações concernentes aos ambientes de estudo; consulta ao acervo, empréstimo, Cadastro no Sistema de Bibliotecas da UFPB e outros serviços, podem ser obtidas no documento Normas de Circulação elaborado pela Biblioteca Central.
A Biblioteca Central também dispõe de uma Seção de Inclusão de Usuários com Necessidades Especiais (SIUNE). A referida Seção tem como missão atender aos usuários deficientes da comunidade em geral.
“Alguns dos serviços oferecidos são: Informações aos usuários; Empréstimo, renovação e devolução de livros em braille e em áudio; Empréstimo, renovação e devolução de periódicos em braille; Digitalização de textos e livros; Impressão de apostilas e/ou outros materiais em braille; e Consulta ao acervo, através do catálogo em braille. A Seção de Inclusão de Usuários com Necessidades Especiais dispõe de um computador com dois leitores de tela (Dosvox e NVDA), uma impressora braille e um scanner ledor Sara CE” (Biblioteca Central/UFPB).
A SIUNE está localizada no térreo da BC, próxima à Seção de Referência, e funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 14h, e às terças e quintas-feiras, das 8h às 18h. Para mais informações, entre em contato através do telefone (83) 3216-7300 e/ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) reúne os acervos das antigas bibliotecas do CCEN: Física, Matemática, Química, Geografia, Biologia, Sistemática e Ecologia, com cerca de 2 mil livros para pesquisas avançadas em Matemática. Assim, disponibiliza uma diversidade de serviços e produtos à comunidade acadêmica do Centro de Ciências Exatas e da Natureza. Os discentes e docentes dos Cursos de Graduação em Matemática dispõem dos seguintes serviços e produtos ofertados por esta Biblioteca: Acervo físico e virtual de livros; Dissertações e Teses; Acesso a periódicos; Realização de Cadastro no Sistema de Bibliotecas da UFPB; Pesquisa Integrada (Pesquisa em todas as ferramentas das Bibliotecas da UFPB); Empréstimo, renovação e devolução de material bibliográfico; Acesso à rede sem fio; Levantamento Bibliográfico; Treinamentos; Doação de Materiais; Ficha Catalográfica; Depósito de TCC; Encerramento de Vínculo; entre outros.
“Atualmente, a Biblioteca Setorial do CCEN está dividida em dois pavimentos. O primeiro pavimento é constituído pelo Setor de Circulação, onde são feitos os serviços de empréstimos e devolução do acervo; Setor de Processos Técnicos, no qual os bibliotecários desenvolvem todos os serviços técnicos da biblioteca; Setor de Restauração, que dispõe de um servidor responsável pela conservação e restauração de todo o acervo da biblioteca; a Administração, a qual concentra todo o serviço administrativo da Biblioteca; acervo de referência e livros para consulta e empréstimos, área para estudo individual, computadores para consulta local e pesquisas científicas e um espaço para descanso com opção de obras para leitura recreativa. O segundo pavimento é composto pelo acervo, área com mesas e cadeiras para estudo, uma sala para estudos em grupo e um mini auditório” (Biblioteca Setorial/CCEN).
A Biblioteca Setorial do CCEN está localizada ao lado do prédio que aloca a Coordenação dos Cursos de Graduação em Matemática e funciona de segunda a sexta-feira. Assim como a Biblioteca Central, para requerer empréstimos domiciliares de livros, é preciso que o usuário realize seu cadastro no Sistema de Bibliotecas da UFPB através Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).
A Biblioteca Central da UFPB e a Biblioteca Setorial do CCEN oferecem acesso a portais de periódicos on-line e bases de e-books que podem ser acessados a partir do site da Biblioteca. A Biblioteca Setorial do CCEN fornece um Guia de acesso às bases de dados e portais de pesquisa restritos aos alunos, professores e servidores da UFPB. Do mesmo modo, no site da Biblioteca Central é possível encontrar informações sobre cada uma das bases de dados e portais de pesquisa ofertados, além de manuais, vídeos com tutoriais e catálogos atualizados.
Dentre os portais de periódicos on-line e bases de e-books disponibilizados, destacamos: o MathScinet - Mathematical Reviews da AMS; a Biblioteca Virtual – Pearson; a biblioteca virtual E-volution; a base de livros eletrônicos Minha Biblioteca; o sistema Target GEDWeb; a biblioteca digital Ebook Central (EBC); o portal de periódicos eletrônicos da ProQuest Research Library; o Portal de Periódicos da Capes; a BibVirtual; o portal EduCapes; o Portal de Periódicos Científicos Eletrônicos da UFPB; o Portal Domínio Público; o REI (Repositório Eletrônico Institucional).
A Biblioteca Central da UFPB também conta com uma Seção de Periódicos que “dispõe de um acervo com mais de 5.700 títulos impressos, em todas as áreas do conhecimento, adquiridos através de assinaturas, realizadas no período anterior ao lançamento do Portal de Periódicos da CAPES, como também, através de doações e permutas. A consulta ao acervo de periódicos impressos é local, sendo realizada sob a supervisão de um servidor da Seção, não havendo necessidade de cadastro na Biblioteca. Quando solicitadas, as digitalizações dos artigos que estiverem disponíveis no acervo serão feitas pela Seção, de acordo com a Lei de Direitos Autorais (Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998), e enviadas por e-mail, em até 72 horas, observando-se o estado físico da obra” (Biblioteca Central/UFPB).
Breve Histórico
O Laboratório de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Científica (LEPAC) foi criado em 1991, como espaço de apoio para as atividades de um Curso de Especialização em Educação Matemática, promovido pelo Departamento de Matemática da UFPB, nos anos de 1990 e 1991. A iniciativa de criação do Curso e do LEPAC partiu dos professores Rômulo Marinho do Rêgo e José Cleobaldo Chianca, do Departamento de Matemática, e do professor Francisco Pontes da Silva, do Centro de Educação da UFPB. O projeto de implantação do LEPAC foi subsidiado com recursos do Subprograma para o Ensino de Ciências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (SPEC/PADCT/CAPES), que financiou, além da instalação do laboratório, o Curso de Especialização citado.
Projetos
O LEPAC realiza atividades de extensão na área de Matemática, desenvolvendo dentre outras atividades, quatro projetos institucionais: Uma abordagem Construtivista do Ensino de Matemática; Clubes de Matemática e Jornal dos Clubes de Matemática. O primeiro conta com apoio do Programa de Licenciatura (PROLICEN) da Pró-Reitoria de Graduação e os dois últimos do Programa de Bolsa de Extensão (PROBEX) da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PRAC) da UFPB.
Atividades Desenvolvidas
Atualmente, o LEPAC desenvolve várias atividades, a exemplo de apoio para disciplinas da Licenciatura em Matemática; realização de oficinas para professores da rede de ensino local e atendimento a escolas interessadas na instalação de Laboratórios de Ensino de Matemática (LEM); oficinas didáticas para estudantes dos Cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e para professores da Educação Básica que ensinam Matemática, em temáticas relacionadas a conteúdos diversos da área.
Equipamentos e Acervo
O Laboratório possui um acervo de aproximadamente 200 Kits, materiais manipulativos estruturados, quebra-cabeças e jogos, além de livros de Matemática, Educação Matemática e paradidáticos. Além do acervo mencionado, o LEPAC dispõe de mesas e cadeiras para os usuários; equipamentos de informática (computadores; filmadora portátil; máquina fotográfica digital; e lousa digital) e aparelho de ar condicionado.
Coordenação
O LEPAC é coordenado, atualmente, pela professora Rogéria Gaudencio do Rêgo, na qualidade de Coordenadora e pelo professor Antônio Sales da Silva, na condição de Vice-Coordenador, ambos lotados no Departamento de Matemática (CCEN/UFPB).
Localização
O Laboratório de Estudos e Pesquisa da Aprendizagem Científica está localizado no Bloco CCENA. Os discentes dos Cursos de Graduação em Matemática podem e devem participar das ações desenvolvidas por este laboratório.
Breve Histórico
O Laboratório do Milênio foi criado em 2002 com o objetivo de oferecer estrutura necessária para o desenvolvimento das atividades de Iniciação Científica do Departamento de Matemática da UFPB. O referido Laboratório integrou um conjunto de ações do projeto de desenvolvimento IM-AGIMB - Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira, hoje INCT-Mat, destinadas ao fortalecimento do corpo discente do DM-UFPB e engloba, desde sua fundação, as atividades do Projeto PIPA (Projeto Integrado de Pesquisa em Análise), coordenado pelo Professor João Marcos do Ó. Naquela ocasião, o IM-AGIMB aprovou a concessão de onze bolsas de IC para o DM-UFPB, impulsionando, assim, a prática de orientação de Iniciação Científica no Departamento.
Atividades Desenvolvidas
Os trabalhos desenvolvidos no Laboratório Milênio têm por princípio algumas ações fundamentais: Estimular o estudo em grupo, tornando o trabalho de Iniciação Científica menos solitário, mais atraente e produtivo, diminuindo substancialmente a evasão; Instigar a iteração entre estudantes de diferentes níveis, desde a iniciação científica júnior até o doutorado, objetivando a capacitação dos mesmos para os níveis seguintes, além do nivelamento dos novos integrantes do projeto; Promover a socialização e democratização do saber, oferecendo serviços de monitoria voluntária, que é referência entre os alunos do DM-UFPB; Acolher todo estudante que demonstre algum interesse na Matemática; Viabilizar a integração dos estudantes de Graduação em Matemática nas atividades de suporte à organização de Eventos do DM-UFPB.
Equipamentos
Com o apoio financeiro do IM-AGIMB (INCT-Mat) e do DM-UFPB, o Laboratório do Milênio dispõe de equipamentos de informática, climatização, mesas, cadeiras e lousa para estudos.
Coordenação
O Milênio é coordenado, atualmente, pela professora Flávia Jerônimo Barbosa, lotada no Departamento de Matemática (CCEN/UFPB).
Localização
O Laboratório do Milênio está localizado no Bloco CCENA. Os discentes dos Cursos de Graduação em Matemática podem e devem participar das ações desenvolvidas por este laboratório.
O Centro de Ciências Exatas e da Natureza possui dois Laboratórios de Informática. Os referidos Laboratórios estão disponíveis para uso dos discentes dos Cursos de Graduação em Matemática e dos demais Cursos ligados ao mencionado Centro. O Laboratório de Informática I dispõe de 20 computadores e o Laboratório de Informática II de 14 computadores.
Para utilizar os supramencionados laboratórios, é necessário realizar um agendamento prévio através do site do CCEN
Salas de Aula
As aulas das disciplinas dos Cursos de Graduação em Matemática são ministradas, em sua maioria, na Central de Aulas da UFPB e no Bloco de Salas CCENA. Os referidos prédios dispõem de salas confortáveis, algumas climatizadas, com diferentes capacidades, que alternam entre 30 a 70 alunos. Além disso, os docentes lotados no Departamento de Matemática/CCEN contam com aparelhos de multimídia para lecionar suas respectivas disciplinas.
Áreas para Estudo
Os discentes dos Cursos de Graduação em Matemática desfrutam de um espaço para estudos no hall do Departamento de Matemática, localizado no primeiro andar do prédio que aloca a Coordenação do Curso. O ambiente possui mesas, cadeiras e lousas que ficam à disposição dos (as) alunos (as) para o aprimoramento de seus conhecimentos. Além deste local, também dispõem de um ambiente para estudo individual, uma área com mesas e cadeiras compartilhadas para pesquisas e uma sala para aprendizagem em grupo na Biblioteca Setorial do CCEN e um espaço para estudos na Biblioteca Central da UFPB.
Auditório
Os Cursos de Graduação em Matemática têm a sua disposição o Auditório do Departamento de Matemática, no qual podem ser realizados eventos vinculados a tais cursos, apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso e outras atividades inerentes ao ambiente. O Auditório tem capacidade para 60 pessoas, é mobiliado com cadeiras confortáveis, dispõe de climatização e possui aparelhos de multimídia.
A comunidade acadêmica dos Cursos de Graduação em Matemática pode acessar a internet utilizando a rede cabeada ou por meio das redes UFPBSemFios e Eduroam, através dos computadores disponíveis nos laboratórios ou em seus próprios equipamentos.
A rede UFPBSemFios é direcionada aos alunos, professores e servidores técnico-administrativos da UFPB. Assim, não é acessível aos usuários que não possuem vínculo com os Sistemas desta Universidade. A Superintendência de Tecnologia da Informação disponibiliza um Tutorial com configurações necessárias para acessar esta rede.
A Eduroam (education roaming) é uma rede desenvolvida para comunidade internacional de educação e pesquisa. A mencionada rede oferece aos alunos, professores e técnico-administrativos um fácil e seguro acesso a internet em instituições de qualquer lugar do mundo, desde que haja ponto de acesso. Para acessar esta rede, o usuário deve ser Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e a senha a mesma do SIGAA.