De acordo como Art. 3º da Resolução nº 7/2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, “a Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. Assim, a extensão tem a função de manter o diálogo entre a universidade e a sociedade possibilitando o desenvolvimento de um elo, por meio do qual, o conhecimento adquirido e desenvolvido no ambiente acadêmico chegue de maneira mais rápida à sociedade e, de maneira igualitária, a sociedade leve a universidade seus problemas e anseios.
Na Universidade Federal da Paraíba, as atividades de extensão são coordenadas pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). A supramencionada Pró-Reitoria fundamenta-se nos “princípios de extensão como um trabalho acadêmico e social, que promove a produção e a democratização do saber; o desenvolvimento e a organização da sociedade; e a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e das responsabilidades do exercício da cidadania”.
O Departamento de Matemática dispõe, atualmente, de dois projetos de extensão em desenvolvimento, a saber: a Olimpíada Pessoense de Matemática 2020 (OPM) e o Projeto de Treinamento para as Olimpíadas Universitárias.
As Olimpíadas de Matemática procuram incentivar os professores desta disciplina do Ensino Fundamental e Médio a investirem esforços na linha de desenvolvimento de conteúdos baseada na Resolução de Problemas, estimulando os alunos a participarem deste evento e principalmente despertar o interesse dos estudantes pela matemática. O Projeto Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) tem o objetivo de estimular jovens talentos na área de matemática e contribuir para a formação global dos estudantes envolvidos. É a continuação de um trabalho desenvolvido pelo Departamento de Matemática do CCEN desde 1990. A partir do ano de 2004, o evento vem se repetindo anualmente e premiando alunos dos mais diversos níveis de ensino. Este projeto se encontra em consonância com alguns dos pressupostos estabelecidos no Projeto Pedagógico dos Cursos de Matemática do Campus I, oferecendo, aos estudantes dos cursos a oportunidade de desenvolver habilidades que estarão diretamente associadas com sua futura prática docente e possibilitando uma interação entre os estudantes e docentes do ensino superior com alunos dos mais variados níveis de ensino. Esta Olimpíada é um evento destinado a alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e privadas da região de João Pessoa. O projeto conta com uma série de atividades que envolvem alunos de Graduação e Pós-Graduação em Matemática do CCEN-UFPB, além de professores de Matemática das escolas envolvidas. As Olimpíadas de Matemática são competições inspiradas nos jogos olímpicos, que por sua vez são inspirados nos festivais esportivos realizados pelos gregos. As Olimpíadas de Matemática, no nível Universitário, procuram incentivar a pensar nas mais diversas formas de resolver um determinado problema, como também pelo nível dos problemas que são abordados, fazer uma revisão cuidadosa dos conceitos matemáticos já estudados nas disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral, Álgebra Linear, Cálculo Vetorial e Geometria Analítica, entre outras. O Projeto de Treinamento para as Olimpíadas Universitárias é Coordenado pela Professora Jacqueline Fabiola Rojas Arancibia, lotada no Departamento de Matemática/CCEN/UFPB, e visa colocar em prática diferentes estratégias e metodologias de ensino de Matemática (graduação), bem como oferecer treinamento à comunidade discente universitária que irá representar a UFPB nas competições nacionais e internacionais. Os treinamentos são realizados através de encontros semanais, em salas do Departamento de Matemática, e buscam fomentar a análise e criatividade perante a resolução de problemas; desenvolver a capacidade de analise e pensamento crítico dos alunos; e efetuar resoluções de problemas das provas que são aplicadas na primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), nível universitário.