Monitoria
O Programa de Monitoria é desenvolvido mediante elaboração/execução de projetos de ensino dos cursos de graduação aprovados pelos Departamentos de cada disciplina que integre o projeto. Os projetos de monitoria precisam ser aprovados nos processos de seleção da Pró-Reitoria de Graduação, de acordo com os editais lançados semestralmente.
Projeto de Monitoria das Disciplinas Básicas Iniciais de Matemática
O projeto tem o objetivo de buscar alternativas que permitam melhorar a qualidade no ensino das disciplinas básicas oferecidas pelo Departamento de Matemática, desenvolvendo uma proposta baseada no colaboracionismo didático-pedagógico e que se utilize do apoio computacional, visando um ambiente que sirva de estímulo para que o estudante desenvolva habilidades e competências, bem como que lhe permitam êxito e independência no processo de construção do saber.
Além disso, este projeto visa desenvolver ações de ensino-aprendizagem que favoreçam a aprovação e diminuam dos índices de retenção dos alunos nas disciplinas iniciais de Matemática; Proporcionar às turmas um atendimento personalizado, facilitando o contato dos alunos com o monitor; Oportunizar a prática docente aos monitores; Preparar o monitor para apresentação de trabalho no Encontro de Iniciação à docência (ENID).
O referido projeto é coordenado pelo Professor Pedro Venegas, lotado no Departamento de Matemática/CCEN/UFPB, e dispõe vagas para monitor bolsista e para monitor voluntário, conforme resultado de cada Edital. Os discentes que desejam participar das seleções para monitoria devem acompanhar os editais publicados no site do Departamento de Matemática. Para tanto, é preciso ter sido aprovado com média igual ou superior a sete na disciplina para qual irá se inscrever.
Os monitores atendem os discentes em horários pré-estabelecidos, conforme quadro disponibilizado no site do Departamento de Matemática. As monitorias são realizadas no Hall do Departamento de Matemática e na sala destinada especificamente para este objetivo.
PROTUT
O Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (PROTUT) é vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O PROTUT oferece apoio didático-pedagógico aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de Graduação desta universidade.
De acordo com o Edital PRG nº 05/2020/PROTUT, a Tutoria é uma “estratégia de ensino e de aprendizagem em regime cooperativo através da qual os tutorandos, ou seja, estudantes que desejam e/ou necessitam de assistência adicional em uma disciplina, são auxiliados por tutores, os quais são estudantes que concluíram com êxito a referida disciplina. A estratégia assim estabelecida deve ser supervisionada pelo professor, a quem compete salvaguardar a instauração de um clima dialógico-colaborativo, positivo e propositivo”.
As atividades didático-pedagógicas do programa são realizadas por tutores, que podem ser estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação (na modalidade remunerada ou voluntária) e da pós-graduação (na modalidade voluntária) da UFPB.
A seleção dos tutores é realizada pelo professor responsável pelo projeto aprovado. Geralmente, os alunos são selecionados de acordo com a nota obtida em Prova escrita elaborada pelo professor coordenador do projeto, constando dos principais assuntos a serem abordados na disciplina/área do projeto.
Atualmente, o Departamento de Matemática conta o com o Projeto de Tutoria para as Disciplinas Básicas deste Departamento. O referido projeto é coordenado pelo Professor Pedro Antônio Hinojosa Vera. A quantidade de vagas disponíveis para o projeto deve ser consultada nos resultados dos editais lançados anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação.
PIBID
O Programa de Iniciação à Docência (Pibid) é um projeto que tem como principal objetivo contribuir com a Política Nacional de Formação de Professores promovida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Instituições de Ensino superior e a Rede de Educação Básica.
As atividades desenvolvidas pelo Pibid são direcionadas aos discentes da primeira metade dos cursos de Licenciatura. As ações deste programa visam, propiciar aos Licenciandos a oportunidade de entrarem em contato com a realidade escolar sob supervisão de professores da Educação Básica e do Ensino Superior. A ideia é estimular, já no início da formação, a observação, reflexão e aperfeiçoamento das atividades relacionadas à sua futura prática profissional.
No Departamento de Matemática (campus I), o projeto foi coordenado, entre os anos 2008 a 2017, pelo Professor Antônio Joaquim Feitosa. Atualmente, a existe um edital para a seleção de Instituições de Ensino Superior interessadas em implementar o Pibid. Na área da Matemática, a atual coordenadora do projeto é a Professora Flávia Jerônimo Barbosa que realiza a seleção e supervisão dos bolsistas e voluntários.
Residência Pedagógica
Como uma iniciativa do Programa Nacional de Formação de professores, a Residência Pedagógica é um projeto direcionado ao licenciandos que já concluíram, pelo menos, 50% do curso de graduação. O principal objetivo é propiciar uma oportunidade para os licenciandos (residentes) entrarem em contato com a realidade das escolas de Educação Básica (escola campo) contribuindo com sua formação prática.
Os residentes devem abordar planejamento, preparação e ministração de aulas. Além disso, devem estudar, refletir metodologias diferenciadas que contribuam com a melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Todas as atividades da Residência são acompanhadas por um professor (preceptor) da escola de Ensino Básico, com experiência na área de ensino do licenciando e, orientadas por um docente (orientador) da Universidade Federal da Paraíba.
Os projetos de residência pedagógica têm vigência de 18 meses com carga horária total de 414 horas de atividades, organizadas em 3 módulos de seis meses. A primeira edição da Residência Pedagógica, no Curso de Licenciatura em Matemática da UFPB (campus I), teve como docente orientadora a Professora Rogéria Gaudêncio do Rêgo. A Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) lançou, no início do ano de 2020, um novo edital para selecionar de Instituições de Ensino Superior interessadas em implementar o projeto. Neste momento, a Residência Pedagógica tem como docente orientadora, no núcleo da Matemática, a Professora Miriam da Silva Pereira que é responsável por planejar e orientar as atividades dos residentes.