Os Cursos de Graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba estão vinculados ao Centro de Ciências Exatas e da Natureza e oferecem duas habilitações: Bacharelado e Licenciatura Plena.
O Bacharelado foi criado pela Resolução n.º 15 do CONSUNI, em 18 de julho de 1972, sob a responsabilidade do então Instituto Central de Matemática e reconhecido pelo Decreto Presidencial n.º 80.682 de 09 de novembro de 1977. O curso funciona no turno diurno com carga horária atual de 2.895 horas/aula, que correspondem a 193 créditos, com duração mínima de 08 e máxima de 12 semestres letivos. Este curso tem o objetivo de preparar profissionais para a carreira de ensino superior e pesquisa, assim como capacitar os egressos para enfrentar desafios impostos pelas rápidas transformações da sociedade, do mercado de trabalho e das condições de exercício profissional.
A Licenciatura foi criada pela Resolução n.º 09 do CONSEPE, em 26 de abril de 1988, e reconhecido pela Portaria Ministerial n.º 1.409, de 27 de setembro de 1993. A modalidade Licenciatura tem carga horária atual de 2.865 horas/aula, correspondentes a 191 créditos. A duração mínima do curso é de 08 e a máxima de 12 semestres letivos para Licenciatura diurna e mínima de 09 e máxima de 14 semestres letivos para Licenciatura noturna. O principal objetivo do curso de Licenciatura plena em Matemática é a formação de professores para educação básica. Dentre as habilidades do licenciado em Matemática, está o entendimento de que a Matemática é uma ciência que foi desenvolvida como resultado das necessidades e preocupações de diferentes culturas e que esta contribui para o avanço científico e tecnológico, com impactos na sociedade e no mundo do trabalho, sendo papel do licenciado transmitir esse conhecimento aos seus futuros alunos.
A principal forma de ingresso nos cursos de Graduação em Matemática é o Sistema de Seleção Unificada (SISU). Atualmente, as entradas ocorrem apenas no primeiro semestre letivo de cada ano, sendo 70 vagas no período diurno e 75 vagas no período noturno, distribuídas da seguinte forma: 25 vagas para o Bacharelado, 45 vagas anuais para a Licenciatura diurna e 75 vagas para a Licenciatura noturna. Existem, também, formas alternativas de seleção, tais como: os Editais de Ingresso de Graduados, o Processo Seletivo de Transferência Voluntária (PSTV) e Reopção de Curso/Turno que são regulamentados por edital de responsabilidade da PRG-UFPB.