O LATEX é uma linguagem de formatação de documentos, amplamente reconhecida e utilizada na produção de textos científicos, técnicos e acadêmicos, em particular nas áreas da matemática e física. Desenvolvida a partir do sistema TEX, criado por Donald Knuth na década de 1970, LATEX oferece uma maneira eficaz de criar documentos com tipografia de alta qualidade. Ela automatiza tarefas complexas de formatação, como a geração de referências bibliográficas, a inclusão de equações matemáticas e a estruturação de figuras e tabelas. A linguagem é altamente extensível, com uma vasta gama de pacotes que expandem suas capacidades, permitindo desde a criação de gráficos até a elaboração de apresentações. Sua precisão e controle sobre a formatação fazem do LATEX a ferramenta preferida para quem busca rigor estético e técnico em documentos acadêmicos e científicos.
O TikZ é um pacote para LATEX que permite criar gráficos vetoriais, diagramas e ilustrações de alta qualidade diretamente no documento. Ele se integra perfeitamente com o texto e as fórmulas matemáticas do LATEX, oferecendo grande personalização e controle sobre cores, formas, e estilos. Com bibliotecas especializadas e recursos avançados, o TikZ é ideal para desenhar desde figuras simples até diagramas complexos. Sua documentação abrangente o torna uma ferramenta poderosa e popular para usuários que precisam de gráficos sofisticados em LaTeX.
O pacote Animate para LATEX permite criar animações dos projetos gráficos vetoriais gerados com pacotes como o TikZ. Ele também se integra perfeitamente ao texto, proporcionando uma excelente experiência para quem deseja explorar e reforçar a intuição geométrica relacionada a definições, conceitos e resultados nas ciências exatas e naturais. Com o Animate, é possível combinar texto, gráficos vetoriais e animações em um único documento PDF.
O LyX é um processador de documentos que serve como uma interface gráfica para escrever em LATEX, facilitando o uso da linguagem sem a necessidade de escrever diretamente o código. Desenvolvido na década de 1990, o LyX combina a potência do LATEX com a facilidade de um editor WYSIWYG (What You See Is What You Get), permitindo que usuários criem documentos complexos com formatação automática, incluindo fórmulas matemáticas, referências e bibliografias, de maneira intuitiva. Ele é especialmente útil para quem deseja aproveitar os recursos avançados do LATEX sem se aprofundar na codificação, tornando a criação de documentos técnicos e
científicos mais acessível.
Objetivo deste curso é capacitar o cursista a criar documentos de alta qualidade usando o LATEX e suas ferramentas. Neste sentido, inicialmente será apresentado o LATEX, e os seus detalhes, usando o ambiente virtual do Overleaf, que é uma plataforma online colaborativa para a criação de documentos em LATEX, permitindo que múltiplos usuários editem e compilem arquivos simultaneamente em tempo real. Além disso, aprenderemos como utilizar o TikZ e o Animate para gerar figuras e animações diretamente no ambiente do LATEX. Finalmente, iremos trabalhar com o LyX e mostrar como o processo de criação de um documento na linguagem LATEX pode ser muito mais simples e rápido, uma vez que o LyX é um ambiente LATEX que se assemelha no seu funcionamento aos processadores de texto como Word, Google Docs e LibreOffice.
Programação:
Aula 1 - Introdução ao LATEX no Overleaf: estrutura do documento, ambientes, formatação, equações, matrizes, figuras, tabelas, referências cruzadas, gerenciamento de bibliografia. (2 horas)
Aula 2 - Sobre o LyX e como ele é um ambiente muito mais amistoso para escrever no LATEX. Iremos mostrar como construir e estruturar um documento com todos os detalhes (gerenciamento de bibliografia e referências cruzadas, figuras, tabelas e equações) de uma forma muito mais simples e especialmente com o mínimo possível de código. (2 horas)
Aula 3 - Finalmente, usaremos o LyX para explorar outras formas de documentos como apresentações, teses e livros. (2 horas)
Aula 4 - Criação de figuras diretamente no LATEX usando o TikZ em 2D: figuras geométricas, gráficos de funções, curvas e diagramas. (2 horas)
Aula 5 - Criação de figuras diretamente no LATEX usando o TikZ em 3D: figuras geométricas e gráficos de funções. (2 horas)
Aula 6 - Criação de animações diretamente no LATEX a partir das figuras geradas usando o TikZ: animações em 2D e 3D. (2 horas)
Informações importantes:
- Datas dos encontros ao vivo: 25/8, 27/8, 01/9, 03/9, 08/9 e 10/9;
- Horário: 19:30h;
- Aulas síncronas.
Carga horária: 12 horas.
Sobre os Professores:
Vinicius de Carvalho Rispoli é Professor Associado I de Matemática Aplicada na Universidade de Brasília (UnB), com graduação e mestrado em Matemática (UnB) e doutorado em Engenharia Biomédica (UnB/University of Michigan). Suas áreas de atuação incluem Modelagem Matemática, Equações Diferenciais, Métodos Numéricos/SciML e Visão Computacional. Atualmente, coordena a pós-graduação EaD Ciência é 10! (2025) na UnB.
Flank Bezerra é Doutor em Matemática pela USP com período sanduíche na Universidad Complutense de Madrid, Espanha com Pós-doutorado em Matemática realizado na USP. É professor associado IV da UFPB, subchefe do Departamento de Matemática da UFPB e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D.