O ensino compreende as atividades que têm como finalidade desenvolver, aprimorar e estimular o conhecimento por meio da participação em ações desenvolvidas em salas de aula, nos laboratórios, atividades de estágios, entre outras. No âmbito da Graduação na Universidade Federal da Paraíba, tais atividades são planejadas, coordenadas e controladas pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), que articula suas ações com o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), com as Pró-Reitorias Acadêmicas, com os Centros de Ensino, Departamentos e Coordenações de Curso. Na Pós-Graduação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) é encarregada de planejar, coordenar e controlar todas as atividades de Pós-Graduação e de treinamento de docentes mantidos pela Universidade.
Além das aulas ministradas aos discentes dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, as principais atividades de ensino desenvolvidas pelo Departamento de Matemática são as seguintes: Monitoria, Programa de Tutoria de Apoio às Disciplinas Básicas (PROTUT), Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa de Residência Pedagógica.
Monitoria
O Programa de Monitoria é desenvolvido mediante elaboração/execução de projetos de ensino dos cursos de Graduação aprovados pelos Departamentos de cada disciplina que integre o projeto. Os projetos de monitoria precisam ser aprovados nos processos de seleção da Pró-Reitoria de Graduação, de acordo com os editais lançados semestralmente.
Projeto de Monitoria das Disciplinas Básicas Iniciais de Matemática
O projeto tem o objetivo de buscar alternativas que permitam melhorar a qualidade no ensino das disciplinas básicas oferecidas pelo Departamento de Matemática, desenvolvendo uma proposta baseada no colaboracionismo didático-pedagógico e que se utilize do apoio computacional, visando um ambiente que sirva de estímulo para que o estudante desenvolva habilidades e competências, bem como que lhe permitam êxito e independência no processo de construção do saber.
Além disso, este projeto tem por finalidades: desenvolver ações de ensino-aprendizagem que favoreçam a aprovação e diminuam dos índices de retenção dos alunos nas disciplinas iniciais de Matemática; proporcionar às turmas um atendimento personalizado, facilitando o contato dos alunos com o monitor; oportunizar a prática docente aos monitores; e preparar o monitor para apresentação de trabalho no Encontro de Iniciação à Docência (ENID).
O referido projeto é coordenado pelo Professor Pedro Venegas, lotado no Departamento de Matemática/CCEN/UFPB, e dispõe vagas para monitores bolsistas e voluntários, conforme o resultado de cada Edital. Os discentes que desejarem participar das seleções para monitoria deverão acompanhar os editais publicados no site do Departamento de Matemática. Para tanto, é preciso ter sido aprovado com média igual ou superior a 7,0 (sete) na disciplina para a qual irá se inscrever.
As monitorias são realizadas em horários estabelecidos pelo Coordenador do projeto e acontecem no Hall do Departamento de Matemática e na Sala de Monitoria, destinada especificamente para este objetivo.