Pesquisa

A pesquisa científica é um importante ramo de atuação das universidades públicas brasileiras. Esta atividade tem como finalidade aprimorar as mais diversas áreas do conhecimento por meio de experimentos teóricos e/ou práticos (com caráter interdisciplinar e/ou multidisciplinar e/ou transdisciplinar), leitura, reflexão e discussão. No Departamento de Matemática do Campus I da Universidade Federal da Paraíba, a pesquisa científica no campo da Matemática é realizada nas seguintes áreas de concentração: Álgebra; Análise; Geometria/Topologia e Probabilidade.

O Departamento de Matemática da UFPB se destaca nas atividades de pesquisa científica nacional e mundialmente. O DM é o primeiro do Nordeste e o terceiro do Brasil na área de Matemática na classificação referente ao número e à qualidade de trabalhos publicados em periódicos de alto impacto, às citações e ao nível de colaboração internacional, além disso, notabilizou-se, pelo segundo ano seguido, entre os “top 300” do mundo, de acordo com o Shanghai Ranking's Global Ranking of Academic Subjects 2020. O Shanghai Ranking's Global Ranking of Academic foi reconhecido como o precursor e o mais confiável dos rankings universitários globais. Ele estabelece uma classificação geral e por áreas do conhecimento de instituições de ensino superior de todo o mundo. 

Os docentes lotados no Departamento de Matemática da UFPB desenvolvem atividades de pesquisa científica nos Programas de Pós-Graduação vinculados ao Departamento, a saber: Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat) e Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT), e através dos Projetos de Iniciação Científica associados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), direcionado a estudantes da Graduação.

 

Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat)

O Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMat) tem o objetivo de colaborar com a qualificação de professores, assim como com o aperfeiçoamento de pesquisadores para atuarem nas áreas de concentração do programa, quais sejam: Álgebra; Análise; Geometria/Topologia e Probabilidade. O PPGMat é composto por 34 docentes, sendo 17 professores bolsistas de produtividade do CNPq. 

Os pesquisadores deste programa são associados às diferentes linhas de pesquisa englobadas pelo PPGMat, quais sejam: Álgebra Comutativa; Álgebra Homológica; Álgebra Não Comutativa; Análise Estocástica; Análise Funcional; Análise Geométrica; Equações Diferenciais Parciais de Evolução; Equações Diferenciais Parciais Elípticas; Estatística Matemática; Geometria Algébrica; Geometria Complexa; Geometria Diferencial; Probabilidade; Problemas de Fronteira Livre; Sistemas Dinâmicos Não Lineares; Teoria das Singularidades; e Teoria do Controle. 

O PPGMat dispõe, atualmente, de 24 projetos de pesquisa em andamento, distribuídos entre as diferentes linhas de pesquisa das quatro áreas de concentração do programa. Além disso, anualmente, o PPGMat oferece uma série de atividades científicas, dentre as quais, destacamos: escolas de verão, palestras, seminários e eventos científicos. Tais iniciativas buscam promover cooperação científica entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam nos diversos campos de pesquisa da Matemática.

 

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT)

O Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) objetiva atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. 

O Programa opera em âmbito nacional, sendo a Universidade Federal da Paraíba uma das 79 instituições associadas ao PROFMAT em parceria com a Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).  O objetivo, a médio prazo, é impactar substancialmente na formação matemática do professor em todo o território nacional. As áreas de concentração do PROFMAT/UFPB são: Álgebra, Análise Matemática, Ensino de Matemática, Geometria/Topologia, Matemática Aplicada e Probabilidades.

Os pesquisadores deste Programa desenvolvem atividades em diferentes linhas de pesquisa, a saber: Análise Complexa; Análise Funcional; Análise Numérica; Computação Gráfica; Ensino Básico de Matemática; Ensino Universitário de Matemática; Equações Diferenciais Ordinárias e Parciais; Geometria Algébrica; Geometria Diferencial; Matemática Financeira; Probabilidades; Otimização; Sistemas Dinâmicos; Teoria dos Números; Topologia Algébrica e Topologia Diferencial.

O PROFMAT/UFPB dispõe, atualmente, de um grande projeto de pesquisa em andamento, distribuído entre as diferentes linhas de pesquisa das áreas de concentração do programa. Além disso, oferece, anualmente, uma série de atividades que buscam promover cooperação científica entre pesquisadores que atuam nas diversas áreas de pesquisa da Matemática.

 

Iniciação Científica

Na Graduação, o contato dos estudantes com a pesquisa científica ocorre, geralmente, através do desenvolvimento de atividades de Iniciação Científica vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). O PIBIC tem por finalidade colaborar com a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de Graduação integrados na pesquisa científica. 

Os professores/pesquisadores do Departamento de Matemática vêm submetendo projetos de pesquisa aos editais de Iniciação Científica disponibilizados pela PROPESQ e esses projetos, frequentemente, são contemplados com até duas cotas de bolsa. Cabe ao docente que tem projeto aprovado selecionar, atendendo aos requisitos mínimos estabelecidos no edital da PROPESQ, alunos para desenvolver atividades de pesquisa em tais projetos. 

Os estudantes devem consultar os projetos disponíveis através do Sistema SIGAA, nos prazos determinados pela PROPESQ, realizando os seguintes procedimentos: Portal Discente → Oportunidade de Bolsas → Pesquisa → Consultar. Caso almejem participar de algum deles, na qualidade de bolsista ou voluntário, precisam demonstrar interesse no projeto desejado por meio do próprio sistema. Lembramos que, para isto, necessitam ter seus currículos cadastrados e atualizados na Plataforma Lattes. Os alunos selecionados para participar de projetos na condição de bolsista remunerado receberão mensalmente, por até doze meses, o valor de R$ 400,00.