CMJP homenageia professor João Marcos Bezerra do Ó

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) concedeu, na manhã desta sexta-feira (7), o Título de Cidadão Pessoense ao professor João Marcos Bezerra do Ó, durante sessão solene. A homenagem foi proposta pelo vereador Odon Bezerra (PSB) e contou com a presença de amigos, familiares, alunos e colegas de trabalho do homenageado.

Odon Bezerra fez uma ampla explanação sobre o currículo do homenageado, destacando sua participação como membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e o fato de ter sido agraciado na Ordem Nacional do Mérito Científico com a classe de Comendador, em 2010. De acordo com o vereador, a contribuição do professor tem impacto não apenas no Brasil, mas também em cerca de 15 países, seja com pesquisas ou com a supervisão de trabalhos na formação de novos pesquisadores. “Além de grande influenciador na área acadêmica, conheço João Marcos como um ser humano, filho, esposo e pai devotado a sua família. Seu trabalho exorbita o nosso país e precisa ser divulgado. Essa homenagem é mais do que justa. João Pessoa te escolheu para ser seu filho pelos seus méritos e representatividade no mundo acadêmico”, justificou.

O coordenador da Pós-graduação em Matemática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Damião Araújo, falou do impacto que João Marcos exerce sobre a formação dos alunos. “Os jovens que chegam ao departamento de matemática veem nele uma figura a ser seguida. Comigo, foi isso que aconteceu. Segui João Marcos e acabei acertando muito, por estar feliz em um departamento e um programa tão produtivos”, declarou o coordenador, citando números dessa produtividade. “De 2021 a 2024, o programa arrecadou R$ 4 milhões e 400 mil em projetos de pesquisa. É um PIB considerável em relação à Paraíba e a João Pessoa, e o professor João Marcos  tem papel fundamental nessa fatia”, relatou Damião Araújo.

O professor Fagner Araruna, coordenador do programa de doutorado da UFPB, ressaltou que o homenageado sempre demonstrou ser visionário, inclusive na criação do doutorado. “Fui aluno do professor João na segunda metade da década de 90 e ele já tinha esse entusiasmo. João Marcos é um visionário. Em 2006, ele disse que tinham começado um projeto e que em 2010 teríamos um doutorado. Inteirei-me desse projeto e terminei nele junto com o professor João. E, realmente, em 2010 começamos o nosso doutorado, associado com a UFCG, e ele foi o primeiro coordenador. Hoje, é um doutorado de muito sucesso e que está prestes a acabar, porque teremos um próprio. Essa passagem mostra como ele pensa além”, relatou.

Representando o Departamento de Matemática da UFPB, o professor Manassés Xavier exaltou a contribuição do homenageado à área da matemática no Brasil e no mundo. “O professor João Marcos compõe o departamento de Matemática da UFPB desde 1984, e é uma honra tê-lo como professor e pesquisador como referência no Brasil e no exterior. Foi um dos fundadores do Doutorado de Matemática da UFPB, sendo reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas contribuições na pesquisa acadêmica. É um educador dedicado e atencioso, com o compromisso de inspirar as novas gerações, com o poder de motivar para os desafios da pesquisa e da docência. Hoje, ao receber este Título, tem seu trabalho reconhecido pela cidade que escolheu para viver. Em nome do Departamento de Matemática parabenizo pelo recebimento desta honraria em reconhecimento a sua contribuição para a matemática, a ciência e a tecnologia”, ressaltou.

O diretor do Centro de Ciências da Saúde, Mário César Ugulino, afirmou que a homenagem ao professor João Marcos é justa e importante. “Se tem uma coisa que vale a pena destacar é o trabalho de professor, pesquisador e cientista João Marcos e o quanto ele contribuiu, não só para os moradores de João Pessoa, mas também do Brasil e do mundo, graças a suas colaborações internacionais. Hoje, João está se tornando cidadão pessoense, mas ele já não é só de João Pessoa ou de Pombal, onde nasceu, ele é uma pessoa do mundo”, reconheceu Mário Ugulino.

O homenageado João Marcos destacou que a mudança de seus pais para João Pessoa foi decisiva na sua trajetória com a matemática, para que ele tivesse acesso a uma educação de qualidade. “Tive muita sorte em ter excelentes professores, que são os responsáveis pelo meu interesse pela matemática”, afirmou. Para ele, o apoio que recebeu na Capital foi essencial para a sua formação, do ensino básico ao pós-doutorado: “Sempre tive o apoio de João Pessoa e principalmente do departamento de matemática, que me apoiou em todas as trajetórias da minha vida”, reconheceu.

O professor destacou o seu desejo para o futuro: “Quando cheguei ao departamento de matemática da UFPB tive excelentes professores, mas ainda era um departamento voltado para o ensino, ou seja, não tinha um viés de pesquisa. Então, não se tinha com quem discutir matemática avançada. Hoje em dia temos uma riqueza incalculável, que são os nossos docentes. Temos números impressionantes de pessoas que dedicam os seus dias para estudar  e desenvolver os resultados de suas pesquisas. O momento da matemática hoje é ímpar, mas agora temos uma carência de espaço físico. Temos um programa de pós-graduação que precisa de um espaço físico para atender melhor os nossos discentes, que ainda são atendidos de forma precária. O que quero que a gente abrace, neste momento, é o desafio de criar um instituto ou centro de excelência em matemática. A gente precisa investir em educação”.

Referindo-se aos elogios proferidos pelos seus colegas durante a sessão, João Marcos salientou: “Todos esses elogios só existem porque tive um apoio fundamental do meu departamento, da minha família e dos meus amigos. Nosso trabalho não terminou, ele apenas começou. Nosso departamento é uma pérola do estado”.

O homenageado

João Marcos Bezerra do Ó é natural de Pombal, interior da Paraíba, nascido em 20 de fevereiro de 1958. É Mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Fez Pós-doutorado na University of British Columbia (UBC) e na New York University (NYU). Acumulou honrarias, entre elas, foi eleito Membro do Comitê Editorial da Revista Matemática Contemporânea, ISSN 0103-9059, desde janeiro de 2022. Foi professor em diversas universidades, lecionando atualmente na Universidade Federal da Paraíba.

Fonte: Secom CMJP