Sobre o Curso de EAD em Matemática da UFPB
O Objetivo preferencial é garantir aos professores leigos em Matemática uma sólida formação de conteúdos matemáticos, formação pedagógica dirigida para o exercício da profissão, formação de conteúdos de áreas afins e uma formação que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino do país.
Como objetivo adjacente propiciar às pessoas das comunidades onde estão localizados os pólos presenciais uma formação universitária oriunda de uma Universidade Pública. O Curso de Licenciatura Plena em Matemática a distância será oferecido pelo Departamento de Matemática em parceria com outros departamentos da UFPB.
Garantir preferencialmente aos professores leigos em Matemática, dos municípios envolvidos no projeto, em exercícios, uma sólida formação de conteúdos matemáticos, formação pedagógica dirigida para o exercício da profissão, formação de conteúdos de áreas afins necessárias ao exercício do magistério e uma formação que possibilite a vivência crítica da realidade do ensino na região e no Estado em que vivemos, tornando-os capazes de proporcionar interdisciplinaridade com seus alunos e fazendo uma socialização do conhecimento. Também garantir as pessoas da região, principalmente aos jovens, a entrada na Universidade Pública permitindo assim a obtenção de uma Graduação em Matemática.
Com base tanto nas diretrizes curriculares para o curso de Licenciatura em Matemática quanto nas diretrizes curriculares nacionais para o ensino de Matemática, propõe-se que o profissional oriundo deste curso deverá apresentar um conhecimento sólido e abrangente.
Um curso de Licenciatura em Matemática tem por objetivo formar um professor de Matemática para a segunda fase do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, com as seguintes características:
- Dominar o conhecimento matemático específico, compreendendo o modo de produção desta ciência, suas aplicações em várias áreas do conhecimento e sua importância para o exercício pleno da cidadania.
- Ser capaz de trabalhar em grupos da sua ou de outras áreas, de maneira integrada, contribuindo para a construção do projeto político pedagógico, do espaço educativo onde atua e favorecer uma aprendizagem significativa para os alunos.
- Saber empregar adequadamente os procedimentos dedutivos, indutivos ou analógicos de raciocínio matemático, na resolução de problemas, na sua relação pessoal com a matemática e na dinâmica de ensino-aprendizagem desta disciplina.
- Compreender as especificidades de cada área de conhecimento da Matemática, integrando-as de modo significativo.
- Dominar conhecimentos relativos à forma sobre como o aluno aprende, de modo a valorizar as potencialidades de desenvolvimento em cada faixa etária, favorecendo o desenvolvimento pleno de seus alunos.
- Conhecer e dominar o alcance e limitações das diversas metodologias e materiais de apoio ao ensino, de modo a ser capaz de selecionar, em cada situação de ensino específica, qual o melhor procedimento a adotar, e de avaliar os resultados de suas ações por diferentes caminhos e instrumentos, de forma continuada.
- Compreender a importância do processo de formação profissional contínua, procurando atualizar seus conhecimentos, considerando novas demandas sócio-culturais e dos seus alunos.
- Conhecer as propostas ou parâmetros curriculares, bem como das diversas visões pedagógicas vigentes. Poder formular a sua própria concepção diante das correntes existentes. Vivência direta com a estrutura escolar vigente no país.