III Encontro Pessoense do PROFMAT 

 10 a 12 de agosto de 2023 

Programação do Encontro 

10 de agosto 

 

 

8h - Credenciamento 

8h30 - Abertura 

 

9h-10h - Débora Ferreira 

 

10h- Coffee break 

 

10h30-11h - Manoel Rodrigues Neto 

11h-12h - Eduardo Gonçalves 

 

12h-14h - Almoço 

 

14h-15h30 - Ana Paula Chaves (minicurso) 

 

15h30-16h - Coffee Break 

 

16h-17h - José Laudelino Neto 

17h-18h - Gustavo Araújo 

 

11 de agosto 

 

 

 

9h-10h - Jonilda Alves Ferreira 

  

10h- Coffee break 

  

10h30-11h - Talysson Paulo da Silva 

11h-11h30 - Edson Marinho de Lima 

11h30-12h - Assuerio Cavalcante 

  

12h-14h - Almoço 

  

14h-15h30 - Ana Paula Chaves (minicurso) 

 

15h30-16h00 - Coffee Break 

  

16h-17h - Hilario Alencar  

17h-18h - Flank Bezerra 

  

 

 

Detalhamento das Atividades 

12 de agosto 

 

 

9h-10h - Daniel Cordeiro de M Filho 

  

10h- Coffee break 

  

10h30-11h - Edvaldo dos Santos Junior 

11h-11h30 - Rafael Tavares Bezerra 

 

11h30 - Encerramento 

Plenárias 

Daniel de Morais Filho UFCG

Título: Fato ou fake? Por que acreditar em um resultado matemático?

Resumo: Hoje em dia está em moda o "Fato ou fake?", e na Matemática, existem também resultados que disseram ser verdadeiros e descobriu-se ser falsos? Como convencer ou descobrir que um resultado matemático é verdadeiro ou falso? Falaremos sobre essas questões na palestra, em uma conversa bem informal.

Débora Borges Ferreira UFRN

Título: Torres de Hanói e algumas variações

Resumo: Nesta palestra exploraremos o famoso quebra cabeças Torre de Hanói, tanto sua versão clássica quanto algumas variantes existentes na literatura. Por meio de sequências numéricas estudaremos características da versão clássica. Veremos também os resultados que garantem a quantidade mínima de movimentos para todos casos.

Eduardo Gonçalves UFPB

Título: Os primeiros passos da disciplina Álgebra Linear no Brasil: um estudo a partir da memória e dos livros didáticos

Resumo: Nesta palestra trataremos das publicações de artigos acadêmicos relacionadas  às pesquisas que são realizadas envolvendo assuntos abordados nas disciplinas do PROFMAT. Também abordaremos a importância de tais artigos para o fortalecimento do Programa.

Flank Bezerra UFPB

Gustavo Araújo UEPB

Título: Uma conversa sobre os números p-ádicos

Resumo: Lidar com os números racionais pode ser desafiador, pois eles possuem lacunas: uma sequência de números racionais pode se aproximar de um número que não é racional. Os matemáticos geralmente resolvem esse problema organizando os números racionais em uma linha e preenchendo as lacunas com números irracionais, criando assim o sistema numérico completo conhecido como números reais. No entanto, há outras maneiras de organizar os números racionais e preencher as lacunas, como por meio dos números p-ádicos. Os números p-ádicos foram desenvolvidos há mais de um século e têm sido um cenário essencial para investigar questões sobre números racionais que remontam a milênios. Nesta palestra, abordaremos a definição dos números p-ádicos e apresentaremos algumas de suas propriedades interessantes.

Resumo: Loren C. Larson, em seu consagrado livro Problem-Solving Through Problems, lista doze estratégias para a resolução de problemas. Inspirado nas estratégias propostas, construímos resoluções de alguns problemas de Matemática, mediante uma sequência de figuras e a correspondente animação. Aliás, observamos que das estratégias listadas por Larson, utilizamos com maior predominância, a segunda, sexta e sétima estratégias, que são, respectivamente, trace uma figura, explore as simetrias e divida em casos.

Hilário Alencar UFAL

Título: Provas Geométricas e Animações de Alguns Problemas de Matemática da Educação Básica

Minicurso 

Palestras 

José Laudelino M Neto UFPB

Título: WolframAlpha na elaboração e correção de exercícios de operações básicas e funções do segundo grau

Resumo: A elaboração de listas de exercícios pode ser um trabalho árduo para o professor, pois ao fazer cada questão, o ideal é apresentar sua resposta, de modo a melhorar o aprendizado por parte dos estudantes, permitindo verificar se a resolução feita por eles está correta ou não. Para facilitar esta tarefa de criação de listas de exercícios, ou para servir de gabarito, no caso de listas sem respostas, apresentamos uma forma de obter estas soluções com o uso da calculadora digital WolframAlpha. Focamos em assuntos envolvendo as operações básicas - soma, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação, e funções do segundo grau.

Título: Sucesso nas Olimpíadas de Matemática

Resumo: Usando uma metodologia voltada entre a teoria e a prática no ensino de matemática, tem-se atraído alunos para o aprofundamento e preparação para a participação nas olimpíadas científicas. Desde a 1ª edição da olimpíada brasileira de matemática das escolas públicas - OBMEP que ocorreu no ano de 2005, alunos do município de Paulista tem participado e premiados em todas as edições dessa olimpíada, como também, em outras olimpíadas. Os projetos olímpicos surgiram na educação do município de Paulista, em relação ao ensino e à aprendizagem em matemática, como uma necessidade de mudar algumas concepções desfavoráveis percebidas no ambiente escolar e na aquisição da cognição matemática. Mesmo com algumas ideias de dinamizar as aulas de matemática nas turmas de Ensino Fundamental Anos Finais, o surgimento dessas olimpíadas, principalmente a OBMEP, possibilitou um sentido mais efetivo aos estudos, uma vez que incorpora condições favoráveis à construção do saber matemático como um instrumento mediador entre os objetos de conhecimento e os aprendizes. Os resultados trouxeram reconhecimento nacional e a realização dos sonhos dos alunos relacionados às carreiras acadêmicas. Além do mais, em virtude desses resultados, os alunos migram para outras cidades aproveitando novas oportunidades oferecidas, que são frutos de muita dedicação, esforço e competência. Os alunos participantes desse projeto de ensino, estão construindo uma bela história de vida e de dimensão singular ao município de Paulista. Seus resultados nas olimpíadas científicas e o ingresso em cursos superiores, desde muito aspirados e de altíssima concorrência, são acontecimentos merecedores de relato e comemoração a toda à comunidade.

Jonilda Alves Ferreira
Esc. Mun. Cândido Queiroga

Título: O Lema do Levantamento do Expoente

Ana Paula Chaves UFG

Resumo: Este minicurso tem como objetivo introduzir uma ferramenta clássica da Teoria dos Números Olímpica, o Lema do Levantamento do Expoente (mais conhecido como LTE, da sigla em inglês), e suas aplicações. Na 1ª aula, veremos a base teórica para boa compreensão do resultado, e então aplicá-lo em em diversos problemas de olimpíada na 2ª aula.


Assuerio André Cavalcante

Resumo: Neste trabalho apresentamos a história do Teorema dos Números Primos, bem como vários problemas relacionados ainda em aberto, além de apresentarmos a hipótese de Riemann e sua relação com o este famosíssimo Teorema.

Título: Teorema dos Números Primos e a Hipótese de Riemann

Resumo: Neste trabalho tem como objetivo, mostrar como fazer a quadratura de polígonos, através do software de geometria dinâmica, GeoGebra e dá embasamentos geométricos do por que se constrói da forma apresentada, como por exemplo: teorema da base média, construção da média geométrica usado na quadratura do retângulo, dentre outras coisas.

Título: Quadratura de Polígonos no GeoGebra

Edson Marinho de Lima

Título: Um estudo sobre poliedros com alguma regularidade

Edvaldo Vicente Dos Santos Junior

Resumo: Neste trabalho estudamos diversas classes de poliedros convexos que apresentam alguma regularidade. Contudo, antes de tratarmos desses poliedros, iniciamos com a definição de poliedro convexo, apresentamos prismas, pirâmides e antiprismas como exemplos de poliedros e provamos o importante teorema de Euler que traz uma relação entre os números de vértices, arestas e faces de um poliedro. Finalmente provamos que existem apenas cinco poliedros de Platão (regulares) e apenas treze poliedros de Arquimedes (semirregulares). Além disso, apresentamos também outras duas classes de poliedros com alguma regularidade, que são os de Catalan e os de Johnson.

Título: Montando critérios de divisibilidade diferentes

Talysson Paulo Da Silva

Resumo: Propomos aqui a apresentação e exemplificação de critérios de divisibilidade diferentes dos usuais, baseados na ideia de “quebrar'' um número, retirando parte de seus algarismos e manipulando algebricamente esta quebra para formar números menores, cujas divisibilidades sejam equivalentes à divisibilidade do número original.

Título: Frações contínuas - um estudo sobre boas aproximações

Rafael Tavares Silva Bezerra

Resumo: O estudo das frações contínuas terá início com alguns fatos históricos, visando uma melhor compreensão do tema. Traremos a definição de frações contínuas para um certo número real, apresentando a definição para racional e para irracional. A discussão será centrada em resultados importantes para o cálculo de reduzidas e boas aproximações de números irracionais, visando também a determinação do erro entre a reduzida e o número irracional. Traremos um estudo sobre as frações contínuas periódicas, com ênfase ao teorema de Lagrange, que relaciona uma fração contínua periódica e uma equação do segundo grau. Finalizando com enfoque na resolução de problemas, como o cálculo de frações contínuas de números irracionais da forma (a2 + b), assim como a prova da irracionalidade de e através do cálculo de sua fração contínua.

Resumo: Desde a antiguidade, a Matemática sempre foi desafiadora, e muitas pessoas resolviam problemas matemáticos por prazer e diversão. Com o surgimento das olimpíadas de matemática, esses desafios se transformaram em grandes competições que se espalharam por todo o mundo, sendo aprimoradas com o passar do tempo, e este prazer e interesse pelas olimpíadas faz com que continuem surgindo novas competições até os dias atuais. Nesta palestra abordarei alguns termos relacionados à Aritmética e questões acerca dos conteúdos mencionados selecionadas de algumas olimpíadas de nível universitário, com suas devidas soluções. Esta apresentação tem como principal referência o artigo "Olimpíadas de Matemática: Aritmética e resoluções de problemas", da Revista eletrônica Professor de Matemática Online, e de início será feita uma breve explanação sobre a história das Olimpíadas de Matemática no geral. Em seguida, será apresentado alguns tópicos de Aritmética, destacando a periodicidade dos números de Fibonacci e, por fim, mostrar o objetivo principal do trabalho, que é a resolução de problemas olímpicos, com foco nos problemas que abordam os conteúdos mencionados na apresentação.

Manoel Rodrigues De Araújo Neto

Título: Olimpíadas de Matemática: Aritmética e resoluções de problemas

Título: Artigos acadêmicos e o PROFMAT

Resumo: Nesta palestra apresentaremos de forma breve alguns resultados de uma pesquisa que envolve a história da disciplina Álgebra Linear no Brasil. Em específico, trataremos do período que vai até o início dos anos 1960. Utilizaremos como fontes para esse estudo os livros didáticos e a memória de alguns professores.