Professor Fágner Dias Araruna recebe Título de Cidadão Pessoense

O Departamento de Matemática tem a grata satisfação de anunciar que a Câmara Municipal de João Pessoa, por proposição do Parlamentar Odon Bezerra, concedeu o Título de Cidadão Pessoense ao Professor Fágner Dias Araruna no último dia 04 de abril, por meio do Decreto Legislativo Nº 1677. A outorga se dá “em reconhecimento ao seu extraordinário valor e pelos seus relevantes e inestimáveis serviços prestados à sociedade de João Pessoa”, afirma o Decreto.

Em 25 de abril de 1994, o Professor Fágner Araruna mudou-se do sertão da Paraíba, precisamente da cidade de Bonito de Santa Fé, para João Pessoa com a finalidade de iniciar sua Graduação no Curso de Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba, concluída em 1998. Sequentemente, realizou o Curso de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFPB (PPGMat), finalizando-o no ano 2000. Dando continuidade à sua trajetória acadêmica, concluiu o Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na Universidad Autónoma de Madrid, Espanha, em janeiro de 2004.

Sua carreira profissional como professor do Departamento de Matemática do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da Universidade Federal da Paraíba foi iniciada em março de 2006. Nesse mesmo ano, passou a integrar o corpo docente permanente do PPGMat. Nos anos seguintes, participou diretamente da criação do Programa Associado de Pós-Graduação em Matemática UFPB/UFCG (PAPGM), cujas atividades tiveram início em janeiro de 2010. Da mesma forma, atuou fortemente no processo de criação e implementação do curso de doutorado do PPGMat, o qual foi iniciado em 2019.

No que concerne às atividades docentes, já lecionou várias disciplinas nos cursos de graduação e pós-graduação vinculados ao Departamento de Matemática. Além disso, desenvolve atividades de pesquisa e orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Os frutos desse trabalho podem ser observados nas posições ocupadas por ex-orientandos em instituições de ensino superior do Brasil e no exterior. Cabe destacar ainda que muitos destes alunos atuam em pesquisa com produtividade destacada e que alguns deles são bolsistas de Produtividade e Pesquisa do CNPq.

No contexto administrativo, o Professor Fágner Araruna foi membro do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPB (CONSEPE - UFPB) de maio de 2007 a abril de 2009; exerceu a função de chefe do Departamento de Matemática da UFPB no período de dezembro de 2010 a novembro de 2012; ocupou o cargo de vice-coordenador do PPGMat de julho de 2013 a novembro de 2014 e, em seguida, de novembro de 2014 a outubro de 2018 coordenou o PAPGM. A partir de agosto de 2019, passou a coordenar o PPGMat, coincidindo com o início das atividades do curso de doutorado inserido neste programa. Atualmente, é novamente coordenador do PAPGM, Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba e Alumni da Academia Brasileira de Ciências.

Diante do exposto, considerando os anos de dedicação do docente à comunidade acadêmica da UFPB e à sociedade como um todo, o Departamento de Matemática/UFPB parabeniza o Prof. Fágner Araruna pela distinção recebida da Câmara Municipal de João Pessoa e agradece por sua notável contribuição para o crescimento deste Departamento em suas diferentes frentes de atuação, especialmente no âmbito dos programas de pós-graduação, desde assertivas gestões até o alcance de expressivos índices de produtividade científica.