POLÍTICA DA UFPB PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DO EDUCADOR
O PROLICEN/UFPB é um programa de apoio aos 25 Cursos de Licenciatura da UFPB, envolvendo 8 dos 15 centros desta universidade (CCEN, CCHLA, CE, CCS, CCT, CH, CFT e CFP). O Programa é coordenado pela Pró-Reitoria de Graduação desde 1994, através do GT de Licenciatura e envolve a participação de 60 bolsistas de Iniciação à Docência e, aproximadamente, 110 professores da UFPB, além de professores do ensino básico que desenvolvem atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão nos Cursos de Licenciatura e nas Escolas Públicas. O PROLICEN tem o objetivo de melhorar a formação inicial nos Cursos de Licenciatura, bem como a formação continuada nas escolas públicas do Estado da Paraíba.
Nesta direção, vem realizando eventos nos diversos Campi da UFPB para discussão das políticas de Formação do Educador, socialização dos trabalhos desenvolvidos nos sub-projetos e apresentação de novas propostas para o avanço do Programa.
O referencial teórico toma por base os estudos sobre a Formação do Educador e os princípios defendidos pela ANFOPE (Associação Nacional Pela Formação dos Profissionais da Educação). Neste sentido, aprofunda temas relativos à relação teoria-prática, a interdisciplinaridade, currículo e trabalho, integração ensino/pesquisa/extensão, compromisso político com o ensino público e a construção de uma Base Comum para os Cursos de Formação do Educador na UFPB.
A metodologia que vem sendo desenvolvida pelo PROLICEN privilegia o trabalho coletivo interdisciplinar, tanto em nível do programa geral, como em nível de execução dos seus 26 sub-projetos que estão sendo desenvolvidos em diversos centros da UFPB.
O resultado do PROLICEN é visivelmente percebido nos Fóruns de Licenciatura, através da produção de vídeos, relatórios, cadernos de licenciatura e publicação de livros referentes à temática; realização de cursos de capacitação e assessoria pedagógica às escolas envolvidas no Programa.
A Coordenação.
PROLICEN/UFPB 1994 - 1998
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