Desde o verão de 1996 que a disciplina Computação
Gráfica vem sendo oferecida na UFPB. Nesta página destacamos alguns
conteúdos dessa disciplina.
Os textos a seguir estão preferencialmente no formato PDF.
Em sua maioria, eles foram originalmente escritos em
LaTeX e depois passaram por um
longo processo de conversão: TEX --> DVI --> PS --> PDF.
Para visualizar/imprimir textos nesse formato, basta usar o
Acrobat Reader.
É necessário também o
WinZip
ou o PKZip
para descompactar os arquivos .ZIP.
- Rasterização de curvas
- Texto que descreve os eficientes algoritmos de Bresenham para
construção de retas e circunferências. São
brevemente citadas algumas aplicações.
- Circunferências
- Demonstração do algoritmo de Bresenham para
construção de circunferências.
- Quantização de imagens
- Descrição de três simples algoritmos para
quantização de imagens.
- Thumbs 3.20
- Um excelente programa para visualização de imagens nos mais
diversos formatos (GIF, JPG, BMP). Pode ser usado para
conversão entre esses formatos e em algumas operações simples com
imagens. Versões mais recentes
podem ser encontradas em www.cerious.com.
- Lista de exercícios
-
Lista com 45 exercícios propostos sobre diversos temas.
- Matrizes de rotação no espaço 3D
- Rotação de alguns objetos tridimensionais usando matrizes
de rotação.
- Transformações projetivas
- Transformações projetivas e gráficos de superfícies, com definição do formato 3DV para objetos em wireframe.
- 3DVISION
- Mostra na tela objetos em wireframe definidos no formato 3DV.
- Curvas de Bezier e B-Splines
- Definições e principais propriedades das curvas e superfícies de
Bézier e B-Splines.
- Curvas e superfícies de Bézier e B-Splines
- Alguns programas executáveis que ilustram a utilização de tais curvas.
- Gráficos de superfícies
- Constrói gráficos de superfícies dadas em equações paramétricas,
eliminando as curvas invisíveis.
- Curso de Pascal (com
alguns gráficos)
- Curso completo de Turbo Pascal, ministrado em 1991 no Dep. Matemática
da UFPB. Tem um capítulo sobre gráficos.
- Gráficos no plano
- Gráficos em C de funções y = f(x).
- Gráficos de superfícies
- Graficos de superfícies tridimensionais
F(u,v) = (f1(u, v), f2(u, v), f3(u, v)) em C.
- Cubo
- Desenha um cubo na tela e move-o com as teclas de
setas (em C).
- Animação de uma superfície
- Desenha o gráfico de uma superfície e move-o
com as teclas de setas (em C).
- Números complexos
- Um exemplo de uso de números complexos usando o Turbo C++. O produto de
números complexos é uma forma eficiente de fazer rotações no plano.
- Quatérnios
- Dissertação do Mestrado em Matemática Aplicada
da UFPB de Edson L. Araújo (dezembro/2000). Os capítulos
2 e 3 fornecem uma boa introdução sobre quatérnios.
- Slerp 3D
- Programa elaborado em 2000 por Edson L. Araújo,
compilado pelo GCC, ilustra uma animação de uma letra "E" tridimensional
utilizando quatérnios.
- Curvas extragantes
- Algumas curvas planas que não são muito populares.
- Interseção de superfícies regulares
- Gráficos com intersecões de superfícies e textos relacionados.
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