Aplicações: Rotações no espaço tridimensional
Rotações no espaço tridimensional
No espaço tridimensional, um ponto de coordenadas (x, y, z)
pode ser girado em torno de um dos eixos coordenados bastando para
isso que ele multiplicado por uma matriz de rotação.
As matrizes de rotação de um ângulo q em torno dos
eixos x, y e z, respectivamente, são dadas por
Px(q), Py(q) e Pz(q):
Uma maneira interessante de projetar pontos do R3 no plano R2 é
através de duas rotações de ângulos q e f em torno dos
eixos y e z, respectivamente, seguidas
da projeção no plano y0z definida por
Dessa forma, um ponto (x, y, z) é projetado no plano x = 0 em
(0, x sen q+ y cosq, x cosq sen f- y sen q sen f+ z cosf) |
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Podemos utilizar o que foi dito anteriormente para representar objetos
tridimensionais no plano (por exemplo, na tela do computador) e, depois,
girá-los à vontade na tela. Isso foi feito nos dois exemplos a seguir,
com um ``ônibus espacial'' e com uma ``taça''. Por isso, as transformações
lineares têm grandes aplicações em Computação Gráfica.
Exemplo 1:
Exemplo 2:
O programa para MS-DOS utilizado para gerar as figuras acima pode
ser copiado pressionando-se aqui (552 Kbytes).
A forma de
usar é muito simples: no prompt do MS-DOS basta digitar
o nome do programa (3DVISION) seguido de um nome de figura (arquivo de
dados de extensão .3DV). Por exemplo,
C:\> 3DVISION HOUSE.3DV
Depois, é só usar as teclas de setas para
girar a figura ou pressionar ESC para encerrar.
(C) 2000, Lenimar Nunes de Andrade, lenimar@mat.ufpb.br
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