DERIVE
DERIVE

O DERIVE é um velho programa de Computação Algébrica elaborado no Havaí, E.U.A. Ele é o sucessor de um programa ainda mais antigo, que data do final dos anos 80, chamado MUMATH.

Uma das coisas que mais chama a atenção no DERIVE é o seu minúsculo tamanho (pouco mais de 200 KB na versão 2.03 de 1990) e enorme "competência": o programa faz um pouco de tudo, desde simplificações algébricas à construção de gráficos de algumas superfícies tridimensionais.

O DERIVE simplifica rapidamente diversos tipos de expressões algébricas, como por exemplo:


                  6    6                               2  2
                (x  + a ) (x + 1)                     a  x  (x + 1)
     --------------------------------------- + ---------------------------
        6    6    2    2     2  2   4    4       6    6    2  2   2    2
      (x  + a ) (x  - a ) + a  x  (x  - a )     x  - a  - a  x  (x  - a )

Neste caso, ele mostrará como resposta:

       x + 1
     ---------
       2    2
      x  - a

Expressões algébricas complicadas também podem ser simplificadas rapidamente pelo DERIVE, como por exemplo:

           1      1        1      1
          ---- + ----     ---- - ----
            2      2        2      2
           x      y        x      y
         ------------- - -------------
           1      1        1      1
          ---- - ----     ---- + ----
            2      2        2      2
           x      y        x      y
  -------------------------------------------
                    2 x + y
    ---------------------------------------
                         [  2      2     ]
     [ x + y     x - y ] ¦ x      y      ¦
     ¦------- + -------¦ ¦---- + ---- - 2¦
     [ x - y     x + y ] ¦  2      2     ¦
                         [ y      x      ]

que o programa mostra ser equivalente a:


         8
   - ---------
      2 x + y

Ainda como exemplo das suas habilidades, o DERIVE consegue fatorar o polinômio

      5
     x  + x + 1
e mostra como resposta:
       2            3    2
     (x  + x + 1) (x  - x  + 1)

Cálculo de integrais, limites, derivadas, gradientes, divergentes, rotacionais, operações com matrizes, vetores, séries de Taylor, séries de Fourier, etc. também podem ser executados com o DERIVE. Por exemplo, o cálculo da integral de
1/(x4 + 1) com relação a x mostra como resultado:


   SQRT(2) ATAN (SQRT(2) x + 1)    SQRT(2) ATAN (SQRT(2) x - 1) 
   ----------------------------  + ----------------------------  
                4                               4                


                2                                   2
   SQRT(2) LN (x  - SQRT(2) x + 1)     SQRT(2) LN (x  + SQRT(2) x + 1)
+  -------------------------------  -  -------------------------------
                    8                                  8



Aqui, SQRT(2) denota a raiz quadrada de 2.

Além de ser um programa de Computação Algébrica muito bom, o DERIVE também constrói gráficos de funções de 1 ou 2 variáveis.

O DERIVE foi adquirido pela Texas Instruments e tem página própria na Internet de onde é possível se copiar uma versão de demonstração que funciona só por 1 mês. O URL da página do DERIVE é http://www.derive.com

Segue um "manual do usuário" elaborado no Dep. Matemática/UFPB há vários anos. Apesar de bastante desatualizado, este texto de 8 páginas dá uma boa idéia dos recursos do DERIVE.



INFORMACOES BASICAS A RESPEITO DO 'DERIVE - VERSAO 1.59' (18/03/91)
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1. COMO CARREGAR O PROGRAMA E SELECIONAR A OPCAO DESEJADA

         Digite DERIVE ao lado do prompt ( A>, B>, [C:\], etc.) do sistema ope-
racional e pressione a tecla [ENTER]. Apos alguns segundos aparecera' a 1a. te-
la do  DERIVE  com  o menu principal  na parte inferior do video formado  pelas
seguintes linhas:

  COMMAND: Author Build Calculus Declare Expand Factor Help Jump soLve Manage
           Options Plot Quit Remove Simplify Transfer moVe Window approX

Voce se move nesse menu pressionando a tecla TAB ou a barra de espacos. Pressi-
one [ENTER] para selecionar o item que estiver destacado (escrito em video  re-
verso). Outra maneira mais rapida de selecionar um item e' pressionar  a  tecla
que corresponde 'a letra que estiver  maiuscula na opcao  desejada. Assim, para
selecionar o item "soLve" do menu basta pressionar a letra L.
         Para desistir de alguma selecao (feita acidentalmente) pressione a te-
cla ESC.


2. COMO ENTRAR COM AS EXPRESSOES (FUNCOES, MATRIZES, ETC.)

         Selecione a opcao AUTHOR do menu principal e digite a expressao dese-
jada. Se sua expressao estiver sintaticamente correta ela sera' escrita em vi-
deo reverso no formato usual da matematica. A sintaxe usada pelo DERIVE e' pa-
recida com a da linguagem BASIC. As expressoes que voce for digitando vao rece-
bendo numeros de acordo com a ordem de entrada e ficando guardadas na memoria.
Voce devera' se referir a uma expressao que foi digitada usando um sinal de #
antes do numero de ordem da expressao. Por exemplo,  #3 e' a forma de se refe-
rir 'a terceira expressao  digitada. Use as teclas de setas para "passear" pe-
las expressoes digitadas.
         As operacoes aritmeticas do DERIVE sao  + (soma),  - (subtracao),  /
(divisao), * (multiplicacao - PODE SER OMITIDO)  e  ^ (potenciacao). (OBS.:  O
simbolo  ^  e' o acento circunflexo gerado pelas teclas  [Shift]  e  6)
         As principais funcoes matematicas do DERIVE sao:

         x!               x fatorial (ou gama de x+1 se x nao for inteiro)
         SQRT(x)          raiz quadrada de x
         EXP(x) ou #e^x   exponencial de base e
         LOG(x) ou LN(x)  logaritmo natural de x
         LOG(x, a)        logaritmo de x na base a
         SIN(x)           seno de x
         COS(x)           cosseno de x
         TAN(x)           tangente de x
         SEC(x)           secante de x
         COT(x)           cotangente de x
         CSC(x)           cossecante de x
         ASIN(x)          arco-seno de x
         ACOS(x)          arco-cosseno de x
         ATAN(x)          arco-tangente de x
         SINH(x)          seno hiperbolico de x
         COSH(x)          cosseno hiperbolico de x
         TANH(x)          tangente hiperbolica de x
         ASINH(x)         arco-seno hiperbolico de x


                                     - 1 -

         ACOSH(x)         arco-cosseno hiperbolico de x
         ATANH(x)         arco-tangente hiperbolica de x
         ABS(x)           modulo de x
         SIGN(x)          sinal de x
         MAX(x, y, ...)   maximo de x, y, ...
         MIN(x, y, ...)   minimo de x, y, ...
         GAMMA(x)         gama de x
         PERM(m, p)       arranjo de m elementos p a p
         COMB(m, p)       combinacao de m elementos p a p

Exemplo: Segundo a sintaxe do DERIVE , o  logaritmo natural de  2x + 1  devera'
ser escrito como  LOG(2*x + 1), LOG(2x + 1)  ou LN(2x + 1). A  raiz quadrada do
seno de x se escreve como SQRT(SIN(x)) ou SIN(x)^(1/2).

         Para conhecer outras funcoes do DERIVE selecione a opcao  HELP do menu
e no menu do HELP selecione a opcao FUNCTIONS (ou seja, digite H  e  F  no menu
principal). Aparecera' a  1a. tela  de informacoes sobre as funcoes e abaixo um
menu com as opcoes  NEXT, PREVIOUS e RESUME. Use a opcao NEXT para mudar para a
proxima tela do help, PREVIOUS para voltar 'a tela anterior e  RESUME para sair
do help.

         Algumas   constantes   uteis   sao     pi (3,14...),     #e (2,718...)
#i (unidade imaginaria)   e   inf (mais infinito).
         Algumas  letras gregas podem ser geradas pressionando-se a tecla ALT e
uma letra simultaneamente:

                ALT A = alfa             ALT B = beta
                ALT G = gama             ALT D = delta
                ALT P = pi               ALT S = sigma

3. COMO ENCERRAR

         Selecione a  opcao  QUIT  do menu  e pressione um Y para abandonar as
expressoes digitadas. Se o video estiver com  uma luminosidade baixa voce  po-
dera' nao perceber que o programa espera a confirmacao de um Y para terminar.


4. COMO OBTER OS RESULTADOS

         Quando a expressao desejada estiver destacada na tela (em video rever-
so) selecione a opcao conveniente  do menu principal. O calculo de limites, de-
rivadas, integrais, etc. e' feito com a opcao EXPAND.


5. LIMITES

Sintaxe: LIM(u, v, p, l)

onde     u e' a expressao que define a funcao
         v e' a variavel
         p e' o ponto (para o qual v tende)
         l e' um numero positivo se o limite for lateral 'a direita e negativo
           se o limite for lateral 'a esquerda. l pode ser omitido.

         Digite um A para selecionar do menu a opcao AUTHOR, escreva a expres-
sao desejada, pressione [ENTER], pressione um E para selecionar EXPAND do menu
e pressione [ENTER] para que seja feito o calculo indicado.


                                     - 2 -


Exemplos:

         LIM(sin(5x)/(bx), x, 0, -1)      ---> limite de   sen(5x)/(bx)  quando
                                               x tende a zero pela esquerda.

         LIM( (cos(a + h) - cos(a))/h, h, 0)    --->   = -sen(a)

         LIM( (1 + 1/x)^x, x, inf)        --->   = e


6. DERIVADAS

Sintaxe: DIF(u, v, n)

onde     u e' a expressao que define a funcao
         v e' a variavel com relacao a qual se quer derivar
         n e' a ordem da derivada

         Se a funcao tiver mais de 1 variavel entao sera' solicitada uma orde-
nacao das variaveis (ou seja, o DERIVE pergunta qual a primeira, segunda, ...
variaveis. Nesse caso voce pode pressionar [ENTER] para dispensar essa ordena-
cao). O parametro n pode ser omitido.

Exemplos:
                                                   2
         DIF(ax^2 + bx + c, x)  ---> derivada de ax  + bx + c com relacao a x

         DIF(tan(3x), x, 2)     ---> derivada segunda da funcao tg(3x)

         DIF(sin(x + 2 exp(y)) atan(xz^2), z)  ---> derivada com relacao  a   z
                                                                 y          2
                                                    de sen(x + 2e ) arctg(xz )

         Use a opcao EXPAND do menu para verificar os resultados. Se uma expres-
sao de numero n ja' estiver na tela, entao sua derivada (entre outras possiveis
operacoes) pode ser feita expandindo uma expressao da forma DIF(#n, ...)  (Ex.:
DIF(#7, x) ---> derivada da funcao definida pela expressao 7 com relacao a x).



7. INTEGRAIS

Sintaxe: INT(u, x, a, b)

onde     u e' a expressao que define a funcao
         x e' a variavel de integracao
         a e' o limite inferior do intervalo de integracao
         b e' o limite superior do intervalo de integracao

         a e b podem ser omitidos. E' possivel tambem o calculo de integrais
improprias e integrais multiplas iteradas.

Exemplos:

         INT(1/(x^2 + 1), x)  ---> integral (indefinida)  de  1/(x^2 + 1) com
                                   relacao a x.


                                     - 3 -


         INT(sin(u), u, 0, pi) ---> integral do seno no intervalo [0, pi]

         INT(1/x^2, x, 1, inf) ---> = 1

         INT(INT(-4 x^5 y^2, y, x, 3x), x, 0, 1)   ---> integral dupla iterada.

         INT(#5, z)            ---> integral da 5a. expressao com relacao a z


         Para obter os resultados use a opcao EXPAND.


8. COMO DEFINIR UMA FUNCAO

         Usando a opcao AUTHOR voce deve escrever a funcao na forma

         Nome_da_funcao(variavel1, variavel2, ...) := expressao

         Por exemplo, para definir  ln(cos(x))  como sendo uma funcao H, digite
o seguinte:
                            H(x) := ln(cos(x))
         Uma funcao tambem pode ser definida  usando a opcao DECLARE  e no sub-
menu do DECLARE escolhendo a opcao FUNCTION.
         Uma vez definida a funcao ela  permanecera' na memoria ate'  que  seja
encerrada a execucao do DERIVE e  podera' fazer parte de qualquer outra expres-
sao que vier a ser definida. Diversas formulas  de  calculo podem ser definidas
dessa forma. A  linha abaixo define a formula do comprimento de arco do grafico
de y = f(x), x em [a, b]:

         COMPRIMENTO(u, x, a, b) := INT(SQRT(1 + DIF(u, x)^2), x, a, b)

Uma vez digitada essas expressoes (COMPRIMENTO e H), para calcular o comprimen-
to de y = ln(cos(x)) com x no intervalo [0, pi/4] e' so' mandar o DERIVE expan-
dir a expressao COMPRIMENTO(H(x), x, 0, pi/4).


9. DESENVOLVIMENTO EM SERIE DE TAYLOR

Sintaxe: TAYLOR(u, x, a, n)    --->  desenvolvimento  de  Taylor de ordem  n da
funcao definida pela expressao u, em torno do ponto x = a.

                                         4         3        2
Exemplo: TAYLOR(exp(x), x, 0, 4) ---> = x /24  +  x /6  +  x /2 + x + 1


10. SOMATORIOS E PRODUTOS

Sintaxes: SUM(u, n, k, m)      --->  somatorio de u com n variando de k ate' m
          PRODUCT(u, n, k, m)  --->  produto de u com n variando de k a m

          k ou m podem ser ilimitados (-inf ou inf).

Exemplos:

         SUM(n(n + 1), n , 1, p)   ---> soma de p termos da forma n(n + 1)
         SUM(1/3^n, n, 1, inf)     ---> serie geometrica infinita


                                     - 4 -

         PRODUCT(2k, k, 1, r)      ---> produto dos r primeiros numeros pares


11. VETORES E MATRIZES

         Os vetores  devem  entrar no formato usual, entre colchetes, com todas
as coordenadas separadas por virgulas  (Ex. [1, -3, a]).  Uma matriz deve   en-
trar como um "vetor de vetores".  Dessa forma, a matriz  identidade  2 x 2 deve
ser digitada assim: [[1, 0], [0, 1]].
         Uma maneira conveniente de trabalhar com vetores  e' declara'-los  com
a opcao AUTHOR antes de usa'-los. Assim, eles ficarao disponiveis  ate o encer-
ramento da secao com o  DERIVE.  Neste  caso use o sinal  de  atribuicao ( := )
na declaracao. ( Ex.: k := [0, 0, 1] ). O mesmo vale para matrizes.
         As operacoes  permitidas  com vetores sao: soma,  produto por escalar,
produto interno (todas com notacao usual) e produto vetorial (CROSS).
         As operacoes com matrizes sao  soma, produto, produto por escalar, de-
terminantes, inversa e potencias (todas com notacao usual) e A` para  a  matriz
transposta (OBS.:  a transposta  e' indicada com um acendo grave; nao confundir
com apostrofo. No papel, o acento grave pode ser impresso como uma barra verti-
cal).

Exemplos:

         Use a opcao AUTHOR (ou seja, pressione um A) para declarar o seguinte:

         v := [1, b, -3]                (pressione [ENTER] e A)
         w := [-5, 2, z]                ([ENTER] e A)
         M := [[1, -2], [3, 0]]         ([ENTER] e A)
         N := [[a, b + 1], [-7, d/2]]   ([ENTER])

         Agora calcule o seguinte (use a opcao EXPAND):

         v + w          ---> soma dos vetores v e w
         (2v).w         ---> produto interno de 2v com w
         CROSS(v, w)    ---> produto vetorial v x w

         M - 3N         ---> matriz M menos o produto escalar de 3 por N
         M.N            ---> produto de M por N
         M^-1           ---> matriz M elevada a -1, ou seja, e' a inversa de M
         DET(N)         ---> determinante da matriz N
         (M`)^2         ---> o quadrado da matriz transposta de M

         Use  a opcao AUTHOR para definir a seguinte expressao   que  define  o
produto misto dos vetores a, b, c :

         PROD_MISTO(a, b, c) := a . CROSS(b, c)

         Agora entre com a expressao  PROD_MISTO(v, w, [2, -1, 3])  atraves  da
opcao  AUTHOR  e use a opcao  EXPAND para calcular o produto misto  de  v, w  e
[2, -1, 3].


12. GRADIENTE, DIVERGENTE, ROTACIONAL E LAPLACIANO

Sintaxes: GRAD(expressao)      ---> gradiente
          DIV(vetor)           ---> divergente
          CURL(vetor)          ---> rotacional


                                     - 5 -

          LAPLACIAN(expressao) ---> laplaciano

Exemplos:
                                                   2 z       2 z      z    2 z
         GRAD(x y^2 #e^z)   --->   gradiente de x y e   = [ y e , 2xye , xy e  ]

         DIV( [x + y, y cos(x), 5z] )     --->  =  6 + cos(x)


13. POLINOMIO CARACTERISTICO E AUTOVALORES DE UMA MATRIZ

Sintaxes: CHARPOLY(A, v)  ---> polinomio caracteristico de A na variavel v
          EIGENVALUES(A)  ---> autovalores da matriz A

Exemplos:
          A := [[2, 3], [a, b]]       ( matriz declarada com a opcao AUTHOR)
                                 2
          CHARPOLY(A, x)   ---> x  + x(-b - 2) - 3a + 2b
          EIGENVALUES(A)   ---> autovalores de A = 2 e b


14. OS ARQUIVOS *.MTH

         O disquete do DERIVE contem 17 arquivos com extensao .MTH  (COORD.MTH,
INTEGRAL.MTH, DERIV.MTH, PLOT3D.MTH, etc.) .  Esses  arquivos  contem  diversas
formulas e exemplos interessantes. Voce podera' ampliar seus  conhecimentos so-
bre o DERIVE lendo e testando esses arquivos bem como observando as informacoes
das telas do help. Todos os .MTH e o help (DERIVE.HLP) podem  ser impressos  em
papel (ligue a impressora e digite   A> COPY Nome_do_arquivo.extensao PRN:    e
pressione [ENTER].)
         Voce pode carregar e testar os arquivos .MTH atraves da opcao TRANSFER
do menu. O TRANSFER contem um sub-menu com as opcoes

         TRANSFER: Merge Clear Demo Load Save Print sTate

como sempre, voce se move no TRANSFER com TAB ou barra de espacos e escolhe com
[ENTER] ou pressionando a letra que estiver em maiusculas.
         A opcao MERGE permite que voce mescle (ou misture) suas expressoes com
as expressoes de um arquivo .MTH do disco cujo nome sera' solicitado.  A  opcao
LOAD carrega um arquivo .MTH do disco mas retira da memoria todas as  suas  ex-
pressoes digitadas antes do LOAD. A opcao SAVE permite que voce crie o seu pro-
prio arquivo  de formulas e funcoes  prediletas  (e  nesse  caso  voce  devera'
fornecer o nome do arquivo que sera' criado e dizer  o que ira' usar o arquivo:
se for o proprio DERIVE sera' criado um arquivo .MTH, se for o BASIC sera' cri-
ado um arquivo .BAS, se for o Pascal um .PAS ou se for o FORTRAN um .FOR - cada
arquivo sera' criado usando a sintaxe da respectiva linguagem).
         Agora use a opcao TRANSFER MERGE (isto e', pressione T e M) para  car-
regar do disco o arquivo COORD.MTH (nao precisa digitar o  .MTH). Este  arquivo
habilita o DERIVE a calcular jacobianos de transformacoes. Quando  todas as ex-
pressoes do COORD.MTH aparecerem na tela use a opcao AUTHOR para  entrar  com a
seguinte expressao:

         JACOBIAN( [u^3, cos(u + v^2)], [u, v] )

         Para  calcula'-la  use a opcao EXPAND. Sem o  arquivo COORD.MTH nao e'
possivel o calculo uma vez que a formula do jacobiano esta' no arquivo.
         Ha' uma forma de carregar o arquivo .MTH e verificar  a execucao auto-


                                     - 6 -

matica das operacoes sendo feita  'a  medida que voce pressiona uma tecla. Bas-
ta usar a opcao DEMO do sub-menu do TRANSFER.
         Carregue (com  TRANSFER MERGE,  TRANFER LOAD  ou TRANSFER DEMO) outros
arquivos .MTH  e divirta-se com as formulas e funcoes contidas neles.
         Voce pode acrescentar linhas de comentarios 'as suas  formulas ou fun-
coes. Para fazer isso use a opcao AUTHOR e digite o comentario entre aspas.


15. EXPRESSOES ALGEBRICAS

         As expressoes algebricas tem  a  sintaxe  usual. E' possivel  diversos
tipos de fatoracao e simplificacao. Entre com a expressao (x + 2y + 1)^3 (use a
opcao AUTHOR). Expanda essa expressao com relacao a x e depois com relacao a y:
         (1.) Pressione E X [ENTER] para expandir com relacao a x
         (2.) Pressione E Y [ENTER] para expandir com relacao a y
         Nos dois casos acima (e em todos os outros)  voce precisara' responder
qual o numero da expressao que sera' expandida. Veja na tela o numero que  cor-
responde  'a  expressao  que  voce  quer e digite  # seguido do numero quando o
DERIVE perguntar qual o numero da expressao. Observe que as respostas encontra-
das acima  sao aparentemente diferentes.
         Entre com a expressao  (x^2 + 2xy + y^2)/(x^2 - y^2)  e  simplifique-a
usando a opcao SIMPLIFY do menu.
         Entre com a expressao x^4 - x^3 + 3x^2 - 4x - 4 e fatore-a  usando   a
opcao FACTOR do menu. FACTOR  tem  um  sub-menu formado  pelas  opcoes  Trivial,
Squarefree, Rational, raDicals, Complex.  Use  cada uma dessas opcoes e compare
as respostas encontradas.

         Carrege o arquivo ALGEBRA.MTH ( digite T L ALGEBRA [ENTER] Y ), use as
setas para cima ou para baixo para selecionar  (destacar) alguma  expressao que
seja do seu interesse. Depois pressione S (para simplificar) ou E (expandir).


16. EQUACOES, INEQUACOES E SISTEMAS

         Equacoes e inequacoes entram no formato  usual, sendo que  /=  e' usa-
do como sinal de diferente, <= como menor ou igual e >= como maior ou igual.
         Os sistemas entram de modo semelhante aos vetores: as equacoes separa-
das entre si por virgulas e colchetes envolvendo todas as equacoes.
         Por exemplo, o sistema
                              x - 3y = 1
                              5x + y = 0
devera' entrar na forma [x - 3y = 1, 5x + y = 0].
         Uma vez que a equacao ou sistema que voce quer resolver esteja  na te-
la voce deve usar a opcao SOLVE para obter sua solucao.
         Os sistemas indeterminados terao os  simbolos  @1, @2, ... na  solucao
identificando   as   variaveis   livres.  Desse  modo,  a  solucao  do  sistema
[x - y = 0, 2x - 2y = 0] sera' [x = @1, y = @1], ou seja, y = x.


17. GRAFICOS

         A  forma de entrar com a funcao para se construir um grafico e' a mes-
ma vista acima (geralmente via opcao AUTHOR).  Suponhamos que voce queira cons-
truir o grafico de f(x) = x^2 sen(x).  Entao voce podera' entrar com as seguin-
tes expressoes, equivalentes sob o ponto de vista da  construcao  de  graficos:
y = x^2*sin(x),  z = u^2 sin(u)  ou,  simplesmente,  x^2 sin(x).
         Quando a  funcao tiver sido definida  sera'  necessario colocar a tela


                                     - 7 -

no modo grafico. Isto e' feito com a opcao OPTIONS. No sub-menu de OPTIONS voce
devera' escolher a opcao DISPLAY. O DISPLAY por sua vez tem 3 sub-menus:  Mode,
Resolution e Adapter. Dentro de cada sub-menu voce se move com a barra de espa-
cos e para mudar de sub-menu  voce usa a tecla TAB. Escolha  em  MODE  a  opcao
GRAPHICS, em RESOLUTION escolha HIGH e em ADAPTER escolha CGA. Uma forma rapida
de  fazer  isso  e' pressionar as teclas  O (Options),  D (Display),  G, H, C e
[ENTER]. Estando definida a funcao e a tela no  modo  grafico  use a opcao PLOT
para ter acesso ao seguinte menu:

COMMAND: Algebra Center Delete Help Move Options Plot Quit Scale Ticks Window
         Zoom

         Use o PLOT para dar inicio 'a construcao  do grafico  e  use  a  opcao
ALGEBRA para entrar com novas equacoes.
         Use a opcao SCALE para mudar a escala do  grafico. (No SCALE voce pre-
cisara' usar a tecla TAB)
         Cada vez que voce entrar com uma nova  equacao para construir um  gra-
fico serao construidos todos os outros  graficos anteriores. Para ser construi-
do so' o grafico da ultima equacao  fornecida voce devera' pressionar as teclas
D e B (de DELETE BUTLAST).

         Graficos em equacoes parametricas  podem  ser construidos por um  pro-
cesso semelhante, so' que  voce  entra  com  a equacao na forma de vetor  (Ex.:
[sin(3t), sin(4t)] ). Graficos  em  coordenadas polares sao feitos usando-se  a
opcao OPTIONS TYPE POLAR. Uma vez feito esse ajuste  as equacoes  podem  entrar
de modo semelhante ao das funcoes y = f(x). Os graficos de funcoes  z = f(x, y)
tambem podem ser construidos de forma semelhante.
         Os arquivos PLOT2D, PLOT3D e  PLOTPARA  contem diversas  equacoes  que
podem ser usadas na construcao de graficos.
         A opcao OPTIONS DISPLAY permite  que  se  coloque a tela  novamente no
modo texto.


18. OPERACOES COM NUMEROS COMPLEXOS

         E' possivel a simplificacao de expressoes que envolvem numeros comple-
xos, bem como o calculo de funcoes com argumentos complexos. A unidade imagina-
ria devera' entrar como  #i  ou pressionando-se as teclas [Alt] [i]. Na tela, o
i  devera' aparecer com um acento circunflexo.

Exemplos:  (1 + #i)^10  ---> = 32i      (OBS.: (1 + i)^10 sera' tratado como um
                                            polinomio de grau 10 na variavel i)
           LOG(-1)      ---> = i.pi
           SINH(#i x)   ---> = i sen(x)


         Este  texto  esta' gravado  no  disco  sob o nome de  DERIVE.DOC. Para
lista'-lo na tela digite A> TYPE DERIVE.DOC. Para  "congelar" um trecho na tela
pressione as teclas  Ctrl (= CONTROL)  e   S    simultaneamente.



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