Interseções de Superfícies Regulares

Alguns textos, programas e imagens relacionados com o tema da minha tese de doutorado "Interseção de Superfícies Regulares".


Textos




Programas

Todos os programas em C utilizados durante a elaboração da tese estão disponíveis nesta página. A grande desvantagem do uso deles é com relaçãoa interface com o usuário. Digamos que a legião de usuários dos mesmosnão é muito numerosa e, por isso, uma interface amigável nunca foi prioritário. Quase todos exigem modificação no programa fonte e recompilação para poderem ser usados. Procurei deixar o programa fonte o mais legível possível, acrescentando inúmeros comentários. Em alguns casos, arquivos LEIA-ME*.TXT tentam esclarecer alguns itens que talvez não sejam tão evidentes.

Os programas mais importantes, são os 3 primeiros listados a seguir. Eles foram utilizados na construção das tabelas e gráficos dos Capítulos 5 e 6 da tese. Os outros programas mostrados têm uma importância menor, alguns não estão diretamente envolvidos com o tema da tese.
  • INTER.ZIP (34.906 bytes) É oprograma mais importante. Trata-se da implementação do principal algoritmo (descrito no Capítulo 4). É compilável tanto no MS-DOS quanto no Unix. Ele gera um arquivo-texto com os pontos da curva-interseção encontrados. É configurável através de um arquivo-texto que tenha o mesmo nome do programa e extensão ".cfg".

  • GRAF.ZIP (19.249 bytes) A partir do arquivo de dados criado pelo INTER, são construídos os gráficos das superfíciese da sua interseção. Admite o mesmo arquivo de configuração utilizado no INTER com nome distinto (por exemplo, se na utilização do INTER a configuração era INTER.CFG, no GRAF a configuração pode ser o mesmo texto com nome GRAF.CFG). São mostrados os domínios das parametrizações das superfícies e o mouse pode ser utilizado para identificar os pontos das superfícies que estão associados a pontos nos domínios.

  • 2SUP.ZIP (16.711 bytes) A única função é desenhar os gráficos das superfícies com eliminação de curvas invisíveis. Usa o mesmo arquivo de configuração dos programas INTER e GRAF.

  • CAMINHA.ZIP (16.284 bytes)Gera algo parecido com uma animação que simula a técnica da caminhadacom passo circular.

  • TST_CURV.ZIP (10.295 bytes)Usado para gerar as duas tabelas que aparecem no final do Capítulo 4 e os dois primeiros exemplos do Capítulo 5.

  • 2SUPERF.ZIP (72.020 bytes) Calculainterseção com uma técnica numérica e desenha superfícies com eliminação de curvas invisíveis. Implementado no final de 1995. Pressione aqui para ver alguns gráficos contruídos através do uso deste programa.

  • SUBDIV.ZIP (15.035 bytes) Velha implementação (1995) da técnica da subdivisão dos domínios.

  • MARCHING.ZIP (13.013 bytes) Velha implementação (1995) da técnica da caminhada com passo tangencial constante.

  • INTERSUP.ZIP (87.096 bytes) Velha implementação (1995) de técnica numérica para o cálculo da interseção.

    Outros programas

  • BEZIER.ZIP (44.201 bytes)Funções usadas na definição de superfícies de Bézier. Constrói um gráfico de uma superfície desse tipo.

  • BSPLINES.ZIP (90.218 bytes)Funções usadas na definição de superfícies B-Splines. Contém um interessante programinha (executável e fonte) que pode ser usado para ilustrar as propriedades básicas deuma curva B-Spline plana.

  • STRINGS.ZIP (80.434 bytes)Constrói gráfico de uma superfície com equações fornecidas ao programa naforma de strings.

  • SISDEMO.ZIP (4.996 bytes)Resolução de sistemas não-lineares usando-se 3 técnicas distintas: métodode Newton, Newton Modificado e o do Gradiente.

  • 1SUPERF.ZIP (148.421 bytes)Constrói o gráfico de uma superfície com eliminação de curvas invisíveis.Usa o algoritmo do pintor . Pressione aqui para ver alguns gráficos contruídos através do uso deste programa.

  • HFLUTUAN.ZIP (72.697 bytes)Constrói o gráfico de uma superfície do tipo z = f(x, y) com eliminação de curvas invisíveis.Usa o algoritmo do horizonte flutuante. Pressione aqui para ver alguns gráficos contruídos através do uso deste programa.




Imagens (Clique sobre uma imagem para vê-la ampliada)


Interseção "Concha"/Superfície Polinomial Cúbica Interseção Parabolóide/Cilindro
Interseção Cilindro/Cilindro Interseção Toro/Toro
Interseção Superfície Polinomial/Plano Interseção Cone/Cilindro
Interseção Cone/Toro Interseção Cilindro/Esfera
Interseção "Mola"/Esfera Interseção Cilindro/Parabolóide
Interseção Garrafa de Klein/Plano Interseção Cilindro/Helicóide
Interseção Faixa de Möbius/Superfície com Parametrização Racional (quocientede polinômios) Interseção "Toro Enrolado"/"Sela"
Interseção Toro/Cilindro Interseção de Superfícies com Parametrização Racional
Interseção Superfície Polinomial/Plano Interseção Parabolóide/"Seno de Revolução"
Interseção Catenóide/Catenóide Interseção Superfície de Revolução/Plano



Volta à página anterior