Avaliação do curso

Em dezembro/1999, o Ministério da Educação avaliou as condições de oferta dos cursos da área de Matemática. O resultado da avaliação foi divulgado em março/2000.

No caso da UFPB, campus I, foi avaliada a Licenciatura em Matemática. Trazemos aqui um resumo do relatório apresentado pelo MEC.

Em síntese, o conceito global obtido foi o seguinte:

Os conceitos atribuídos são: CI - condições insuficientes, CR - condições regulares, CB - condições boas, CMB - condições muito boas.

A seguir, mostramos com mais detalhes o que levou à obtenção de cada conceito mencionado.

Avaliação do corpo docente

Para avaliação do corpo docente, foram considerados os seguintes subitens e seus respectivos pesos e conceitos:

Os conceitos variam de A a D, sendo A o melhor conceito e D o pior.

Avaliação da organização didático-pedagógica

Para avaliação da organização didático-pedagógica, foram considerados os seguintes itens e seus respectivos pesos e conceitos:

Avaliação das instalações

As instalações foram consideradas boas baseando-se nos seguintes conceitos:

Comentários

No que se refere à organização didático-pedagógica foi criticado e citado explicitamente o programa da disciplina "Introdução à Análise Real" como sendo algo praticamente impossível de ser cumprido. Esta também é a opinião de vários professores do Departamento, incluindo o atual Coordenador do Curso. Antigamente, essa disciplina tinha um programa bem elaborado que era usado antes da reforma curricular de 1988.

No item que se refere à titulação do corpo docente, foram efetuados determinados cálculos e obteve-se um índice igual a 3,22. Se esse índice tivesse sido pelo menos igual a 3,5, teríamos obtido conceito A nesse item.

No item que se refere à biblioteca, ficamos com conceito baixo no que se refere à informatização da mesma e no que se refere ao horário de funcionamento. Aproveitamos a oportunidade para lembrar que a nossa biblioteca já tinha sido informatizada: por volta de 1991 tivemos a oportunidade de elaborar vários programas em Pascal que davam conta do recado. Esses programas tinham uma interface com o usuário bastante modesta, sem janelinhas coloridas, e foram definitivamente abandonados. O acervo da biblioteca foi considerado satisfatório.

No item que se refere à adequação dos docentes obtivemos um indice de 93,33% dos docentes considerados adequados. Neste caso, para obter um conceito A no item adequação, precisa ter 100% dos docentes considerados adequados. Os docentes avaliados nesse item foram somente aqueles que estavam lecionando disciplinas do curso.


Veja também: Avaliação das condições de oferta de todos os cursos de Matemática no Brasil

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