Cerimônia de Premiação da Olimpíada Paraibana de Matemática 2023

Foi realizada, no dia 27 de junho de 2024, no auditório de Psicologia da UEPB, em Campina Grande, a cerimônia de premiação da Olimpíada Paraibana de Matemática 2023.

Na edição de 2023, foram inscritos 4000 alunos de escolas públicas e privadas de todo o estado da Paraíba. As provas foram realizadas no dia 25 de Novembro de 2023 e, pela primeira vez na história, aplicadas em outros municípios além de João Pessoa. Os polos de aplicação foram: João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cajazeiras, Monteiro, Araruna e Mamanguape.

Na cerimônia, foram premiados 99 alunos, distribuídos em medalhas de ouro, prata, bronze e menção honrosa.

A Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM) é projeto do Departamento de Matemática da UFPB, em colaboração com o Departamento de Matemática da UEPB e o IFPB. Seu objetivo é identificar, motivar e desenvolver jovens talentos na área de matemática, bem como despertar o interesse desses para uma carreira em Ciência e Tecnologia no estado da Paraíba.

O público-alvo são alunos de escolas públicas e privadas, e as provas estão estruturadas por níveis. O nível 1 é destinado para alunos do 6° e 7° ano; o nível 2 abrange turmas do 8° e 9° ano e o nível 3, os alunos do ensino médio. Em cada nível, foram elaboradas provas discursivas com 5 (cinco) questões valendo 20 pontos cada. Para a determinação da premiação, foi levada em conta a pontuação total de cada aluno.