Computação Gráfica, Curvas e Superfícies

Desde o verão de 1996 que a disciplina Computação Gráfica vem sendo oferecida na UFPB. Nesta página destacamos alguns conteúdos dessa disciplina.

Os textos a seguir estão preferencialmente no formato PDF. Em sua maioria, eles foram originalmente escritos em LaTeX e depois passaram por um longo processo de conversão: TEX --> DVI --> PS --> PDF. Para visualizar/imprimir textos nesse formato, basta usar o Acrobat Reader. É necessário também o WinZip ou o PKZip para descompactar os arquivos .ZIP.

Rasterização de curvas
Texto que descreve os eficientes algoritmos de Bresenham para construção de retas e circunferências. São brevemente citadas algumas aplicações.

Circunferências
Demonstração do algoritmo de Bresenham para construção de circunferências.

Quantização de imagens
Descrição de três simples algoritmos para quantização de imagens.

Thumbs 3.20
Um excelente programa para visualização de imagens nos mais diversos formatos (GIF, JPG, BMP). Pode ser usado para conversão entre esses formatos e em algumas operações simples com imagens. Versões mais recentes podem ser encontradas em www.cerious.com.

Lista de exercícios
Lista com 45 exercícios propostos sobre diversos temas.

Matrizes de rotação no espaço 3D
Rotação de alguns objetos tridimensionais usando matrizes de rotação.

Transformações projetivas
Transformações projetivas e gráficos de superfícies, com definição do formato 3DV para objetos em wireframe.

3DVISION
Mostra na tela objetos em wireframe definidos no formato 3DV.

Curvas de Bezier e B-Splines
Definições e principais propriedades das curvas e superfícies de Bézier e B-Splines.

Curvas e superfícies de Bézier e B-Splines
Alguns programas executáveis que ilustram a utilização de tais curvas.

Gráficos de superfícies
Constrói gráficos de superfícies dadas em equações paramétricas, eliminando as curvas invisíveis.

Curso de Pascal (com alguns gráficos)
Curso completo de Turbo Pascal, ministrado em 1991 no Dep. Matemática da UFPB. Tem um capítulo sobre gráficos.

Gráficos no plano
Gráficos em C de funções y = f(x).

Gráficos de superfícies
Graficos de superfícies tridimensionais F(u,v) = (f1(u, v), f2(u, v), f3(u, v)) em C.

Cubo
Desenha um cubo na tela e move-o com as teclas de setas (em C).

Animação de uma superfície
Desenha o gráfico de uma superfície e move-o com as teclas de setas (em C).

Números complexos
Um exemplo de uso de números complexos usando o Turbo C++. O produto de números complexos é uma forma eficiente de fazer rotações no plano.

Quatérnios
Dissertação do Mestrado em Matemática Aplicada da UFPB de Edson L. Araújo (dezembro/2000). Os capítulos 2 e 3 fornecem uma boa introdução sobre quatérnios.

Slerp 3D
Programa elaborado em 2000 por Edson L. Araújo, compilado pelo GCC, ilustra uma animação de uma letra "E" tridimensional utilizando quatérnios.

Curvas extragantes
Algumas curvas planas que não são muito populares.

Interseção de superfícies regulares
Gráficos com intersecões de superfícies e textos relacionados.

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